Quer saber como usar o óleo essencial de Cipreste? Confira no artigo a seguir seus benefícios físicos e emocionais e a melhor forma de usá-lo.
O óleo essencial de Cipreste, extraído da planta de nome científico Cupressus sempervirens, é conhecido entre profissionais da área da massoterapia, já que é muito utilizado nos cuidados com a pele.
Entretanto, esse é um óleo essencial extremamente versátil, com diversos benefícios para os mais diferentes públicos e várias formas de uso.
Esse óleo essencial é extraído da folha de cipreste na Espanha e no Quênia por meio da destilação a vapor.
É um óleo de aroma amadeirado, fresco, herbal e limpo, rico nas substâncias químicas alfa-pineno e delta-3-careno. Está presente no Mix AromaTouch e no Mix Midnight Forest da doTERRA.
É um óleo que combina bem com os óleos essenciais de Bergamota, Cedro, Salvia Esclareia, Coentro, Olíbano, Zimbro, Lavanda, Limão Siciliano, Limão, Manjerona, Laranja Selvagem, Alecrim e Sândalo.
Benefícios do Óleo Essencial de Cipreste
Entre os principais benefícios do uso do óleo essencial de Cipreste, estão:
- Ameniza inchaço, retenção de líquidos e varizes nas pernas
- Controla o fluxo menstrual intenso
- Dá suporte ao aparelho respiratório
- Diminui a oleosidade dos cabelos
- Ameniza a aparência de olheiras
- Atua como um desodorante natural
- Ajuda a melhorar a libido masculina
- Mantém a aparência da pele jovem e saudável
Confira também:
- O que são óleos essenciais? Aromaterapia para iniciantes
- Aprenda a fazer diluição e uso seguro de óleos essenciais
- 6 óleos essenciais para iniciantes
Benefícios Emocionais do Óleo Essencial de Cipreste
Além de todos os benefícios citados acima, o óleo de Cipreste é um poderoso aliado para as emoções. Entre seus benefícios emocionais estão:
- Eleva a autoestima, a segurança e a confiança
- Ajuda a lidar com o luto e com perdas
- Promove o desapego e a libertação
- Ensina a deixar o passado no passado e a confiar no fluxo da vida
- Auxilia em momentos de mudanças e transição
Como Usar o Óleo Essencial de Cipreste
O óleo de Cipreste pode ser usado de duas formas diferentes, aromaticamente ou topicamente. É um óleo essencial que não pode ser ingerido.
Algumas das formas de fazer seu uso são:
Uso aromático
- Coloque no difusor ultrassônico. Para cada 100ml de água, use 5 gotas de óleo essencial
- Faça uma inalação a vapor. Em uma caneca com água quente, pingue 3-4 gotas e inspire o vapor. Ou ainda, pingue 1-2 gotas no box na hora do banho.
- Faça uma inalação direta. Pingue o óleo na palma da sua mão, use 1-2 gotas e inspire.
Uso tópico
- Faça compressas quentes com Cipreste. Numa bacia com água quente, pingue 5 gotas de óleo essencial, molhe uma toalha pequena e aplique sobre o local. Pode incluir a mesma quantidade de óleo vegetal
- Faça uma drenagem linfática com o óleo
- Use em um escalda-pés. Numa bacia média com água quente, pingue de 3-6 gotas e mergulhe os pés.
- Faça massagens com o óleo diluído em óleo vegetal. Massageie ao redor do umbigo, nas costas, na altura dos rins, na linha da coluna, na nuca e base do crânio, na região lombar ou na sola dos pés.
O óleo de cipreste não precisa ser diluído para ser usado topicamente. Entretanto, recomendo fazer a diluição com proporção de 1 gota de óleo vegetal para cada gota de óleo essencial.
Essa diluição simples irá aumentar a absorção do óleo essencial pela pele e pode prevenir qualquer tipo de reação em peles mais sensíveis.
Receita para Circulação com o Óleo Essencial de Cipreste
Ingredientes:
- 15 gotas de óleo essencial de Cipreste
- 0 gotas de óleo essencial de Alecrim
- 10 gotas de óleo essencial de Hortelã-pimenta ou Peppermint
- 50 ml de óleo carreador de coco fracionado (ou outro de sua preferência)
Modo de Fazer:
- Misture todos os óleos essenciais juntos em um frasco de vidro escuro com conta-gotas e adicione o óleo carreador. Agite bem antes de cada uso.
- Faça uma massagem com esse óleo com movimentos em direção ao coração. Exemplo: Nas pernas, faça movimentos de baixo para cima.
Essa combinação de óleos essenciais ajuda a estimular a circulação sanguínea, reduzir o estresse e aliviar a tensão muscular.
O óleo essencial de Cipreste é conhecido por melhorar a circulação sanguínea e diminuir inchaços, enquanto que o óleo essencial de Alecrim é um excelente estimulante circulatório e combate a fadiga muscular.
Já o óleo essencial de Hortelã-pimenta é um vasodilatador natural que ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo e reduzir tensões.
Gostou deste conteúdo e quer saber mais sobre o óleo de Cipreste? Conheça meu aplicativo Rotina Natural com todas as informações sobre os óleos essenciais e muitas ferramentas de uso.