Skip to main content

Se você tem dificuldade para pegar no sono ou tem um sono inquieto, precisa conhecer esses óleos essenciais para insônia. Eles são uma alternativa natural que vão te ajudar a ter uma noite de sono tranquila e restauradora.

Óleos Essenciais para Insônia

Um estudo publicado na revista cientifica Elsevier revelou que 65,5% dos brasileiros possuem algum problema com o sono. É provável que você já tenha feito parte deste grupo em algum momento. Se quer deixar a insônia no passado, aposte no uso de óleos essenciais com propriedades calmantes. Confira a seguir cinco deles.

Óleo essencial de Lavanda

óleo essencial de lavanda

A Lavanda é muito famosa por suas propriedades relaxantes. É um dos óleos mais utilizados para melhorar a qualidade do sono. Há séculos, ela se destaca por ter um aroma inconfundível e inúmeros benefícios para a nossa saúde. É um óleo indispensável para se ter em casa. Possui um aroma floral leve e refrescante. Além de acalmar, também te ajudará a se concentrar.

Óleo essencial de Camomila Romana

óleo essencial de camomila romana

O óleo de Camomila-Romana é extraído da flor da planta. Uma flor que tem cheiro de maçã e lembra uma margarida. Era utilizado pelos romanos para promover coragem nos soldados durante as guerras.  Hoje, seu uso é bastante comum em chás e em cosméticos. É um óleo essencial de efeito calmante na mente e no corpo.

Óleo essencial de Bergamota

óleo essencial de bergamota

A Bergamota é um fruto cítrico e delicado. É muito utilizada para reduzir os níveis de estresse e acalmar. Além disso, também é capaz de revigorar as energias. Por isso, acaba sendo um excelente suporte para quem sente que nunca está descansado. O óleo essencial de Bergamota é extraído da casca da fruta. Possui um aroma cítrico suave e com toque floral.

Óleo essencial de Cedro

óleo essencial de cedro

Assim como os óleos já citados, o óleo essencial de Cedro promove o equilíbrio das emoções. Logo, irá trazer a calma e tranquilidade necessárias para uma boa noite de sono. Possui um aroma amadeirado, doce e acolhedor. É muito utilizado em massagens por também trazer benefícios para a pele.

Óleo essencial de Vetiver

óleo essencial de vetiver

O Vetiver é uma planta da família das gramíneas. Porém, diferentemente de outros tipos de grama, suas raízes crescem para baixo. Por isso, ele é muito utilizado para estabilizar solos. Essa propriedade também está presente no óleo essencial de vetiver. Ou seja, é um óleo que promove a estabilização e equilíbrio das emoções, acalmando e auxiliando no sono. Portanto, é um dos mais eficazes óleos essenciais para insônia. Também é muito utilizado em perfumes.

Como usar esses óleos essenciais para insônia?

Existem três formas de uso para os óleos essenciais. A melhor forma de utilizar esses óleos para ter um resultado rápido e eficiente na melhora do sono é aromaticamente.

Uso aromático

O uso aromático dos óleos essenciais pode ser feito de forma muito simples. Basta inspirar o óleo diretamente do frasco ou pingar nas mãos e inspirar. Pode ainda ser feito com o auxílio de diferentes acessórios.

Você pode colocar os óleos essenciais em um difusor ultrassônico no quarto antes da hora de dormir. Pode ainda pingar uma gota no travesseiro para que seu aroma promova uma boa noite de sono.

Além disso, é muito importante inserir os óleos na sua rotina diária e não apenas utilizá-los na hora de dormir. Assim, eles te ajudarão a lidar com todas as situações cotidianas que atrapalham seu sono. Não deixe de testar diferentes usos e combinações entre esses óleos e descobrir qual trará mais resultados.

Achou esse artigo sobre óleos essenciais para insônia útil?

Confira também:

Daiane Freitas

Daiane Freitas é especialista em óleos essenciais. Ela é a criadora do Método Rotina Ciclos, fundadora da Academia Óleos Essenciais.

Deixe um comentário

contato@daianefreitas.com