Skip to main content
Se você comprou ou ganhou de presente e ainda não sabe como usar, aqui estão cinco passos para começar a usar óleos essenciais.

5 passos para começar a usar óleos essenciais

Apesar dos passos estarem em ordem, não é preciso segui-la para fazer um bom uso dos óleos essenciais e obter resultados.

1. Descubra as propriedades dos óleos que você possui

Existem centenas de diferentes óleos essenciais, alguns até extraídos da mesma planta de diferentes formas e, portanto, com diferentes benefícios. Antes de mais nada, pesquise sobre o óleo que você tem em mãos para conhecer sua melhor aplicação. Por exemplo, você pode ter óleos com propriedades calmantes e óleos com propriedades energizantes. Cada um deles se encaixará em um determinado momento do seu dia e trará resultados com diferentes formas de uso.

2. Descubra se os óleos possuem contraindicações

Antes de começar a usar óleos essenciais, você deve saber que alguns óleos possuem contraindicação para determinadas formas de uso. Por exemplo, alguns óleos cítricos são fotossensíveis e não podem ser utilizados diretamente na pele que irá entrar em contato com a luz do sol. São eles:

Óleos essenciais fotossensíveis

  • Óleo essencial de Bergamota
  • Óleo essencial de Laranja Selvagem
  • Óleo essencial de Limão Siciliano
  • Óleo essencial de Tangerina
  • Óleo essencial de Toranja
  • Óleo essencial de Limão
Outros são muito concentrados e fortes e só podem ser utilizados na pele quando diluídos em óleo vegetal, para não causar irritação. São eles:

Óleos essenciais de diluição obrigatória

  • Óleo essencial de Canela
  • Óleo essencial de Casca de Canela
  • Óleo essencial de Cravo
  • Óleo essencial de Orégano
  • Óleo essencial de Tomilho
  • Óleo essencial de Capim-limão
  • Óleo essencial de Gerânio
 

3. Inspire o óleo diretamente do frasco

inspirar óleos essenciais
O principal uso dos óleos essenciais é o uso aromático. Há diversas possibilidades de fazer o uso aromático, mas essa não precisa de nenhum acessório. Não existe forma mais simples de começar a usar óleos essenciais que inspirando o óleo diretamente do frasco. Só tome cuidado ao fazer isso pela primeira vez. Por serem aromas muito concentrados, no primeiro momento eles podem te desagradar.

4. Faça uma massagem utilizando o óleo essencial

O uso tópico de óleos essenciais é capaz de trazer uma sensação de bem estar em dobro. Além de levar o óleo para a região e para a sua corrente sanguínea, trará os benefícios aromáticos com o aroma que invadirá o ambiente e os benefícios da massagem. Diversos estudos já constataram os benefícios físicos e psicológicos das massagens. Para isso, dilua o óleo essencial em um óleo vegetal. Isso não só facilitará a massagem como aumentará a absorção do óleo essencial na sua pele.

5. Difunda o óleo essencial no ambiente

como começar a usar óleos essenciais O dispositivo ideal para se fazer isso é o difusor de aromas. Se você ainda não possui um, existem outras formas de espalhar o aroma dos óleos essenciais por um ambiente. Você pode colocar o óleo essencial com álcool de cereais em um borrifador e fazer um spray de ambientes. Pode ainda pingar o óleo essencial em um algodão e prender na saída do ar condicionado ou no ventilador. O mais importante se você está começando a usar óleos essenciais é que teste as diferentes formas de uso. Dessa forma, você vai encontrar quais te agradam mais. Quais se encaixam melhor e trazem os melhores benefícios dos óleos essenciais para você e sua família. Com essas dicas simples você já pode começar a fazer o uso deles.

Quer começar a usar óleos essenciais? 

Confira também:
Daiane Freitas

Daiane Freitas é especialista em óleos essenciais. Ela é a criadora do Método Rotina Ciclos, fundadora da Academia Óleos Essenciais.

3 Comments

Leave a Reply