Skip to main content

Você já ouviu falar sobre eles ou até mesmo já os usa, mas não sabe de onde vêm os óleos essenciais, essas substâncias tão famosas por seus benefícios naturais? Confira a seguir.

O que são e de onde vêm os óleos essenciais

Os óleos essenciais são substâncias aromáticas vindas das plantas. Elas podem ser extraídos de diferentes partes delas. Seja da casca, da fruta, das folhas, das pétalas e até mesmo do caule.

Alguns exemplos de óleos extraídos da casa são os óleos essenciais cítricos, de laranja, bergamota, limão e toranja. É possível perceber a presença do óleo essencial em um cítrico facilmente. Basta observar o líquido e o aroma que se espalham quando se descasca a fruta.

Esses óleos são formados por milhares de substâncias químicas. Substâncias essas que são muito utilizadas tanto na indústria farmacêutica, quanto na indústria de cosméticos. Nos óleos essenciais, elas estão concentradas de forma pura.

Confira também:

Por que as plantas produzem essas substâncias? 

porque as plantas produzem óleos essenciais

Essas substâncias são popularmente chamadas de “imunidade da planta” ou “alma da planta”. Porque as plantas as produzem para se protegerem.

Podem ser extraídos a partir de uma grande variedade de plantas. Normalmente, são encontrados em baixas concentrações, em glândulas especiais da planta. 

Elas produzem o óleo essencial para se protegerem das variações extremas de temperatura e dos danos que o próprio sol pode causar. Também para se regenerar de danos que insetos herbívoros causam a elas.

Quando há um período de falta de nutrientes no solo, o óleo essencial atua auxiliando na nutrição da planta. Também são utilizados pela planta para repelir insetos que a prejudicam e para atrair polinizadores. O aroma do óleo essencial é o aroma da planta.

O fortalecimento e a sobrevivência da planta vem do óleo essencial. Quando usamos um óleo essencial, estamos usufruindo do que aquela planta tem de melhor. Estamos os transformando em uma solução natural para fortalecer nosso organismo.

Benefícios dos óleos essenciais para nós 

benefícios dos óleos essenciais

As substâncias químicas produzidas pelas plantas que originam os óleos essenciais possuem uma série de propriedades que podem nos beneficiar. Eles podem ser usados para aumentar a nossa imunidade e para fortalecer a saúde em geral.

São capazes de oferecer benefícios físicos e emocionais. Impactam os campos energéticos, atuam na melhora do estado de espírito. Bem como na melhora do humor, na diminuição da ansiedade e no controle da dor.

Além disso, são capazes de elevar o ânimo, diminuir a tristeza e ajudar a lidar com momentos difíceis. Por exemplo, um dos principais e mais famosos usos de óleos essenciais é com o objetivo de melhorar a qualidade do sono.

Existem outros tantos benefícios que eles podem trazer. Cada óleo, com suas propriedades, irá atuar de forma diferente para aumentar sua qualidade de vida e promover uma sensação de bem estar.

Daiane Freitas

Daiane Freitas é especialista em óleos essenciais. Ela é a criadora do Método Rotina Ciclos, fundadora da Academia Óleos Essenciais.

Deixe um comentário

contato@daianefreitas.com