Skip to main content

Já ouviu falar nos óleos essenciais mas ainda não sabe como usá-los? Descubra como colocar o uso deles dentro do seu cotidiano e construa uma rotina com óleos essenciais.

rotina com óleos essenciais
Eu não só acredito, como desenvolvi um método para provar, que a forma mais eficaz de se obter resultados com óleos essenciais é por meio da rotina de uso.

Não é necessário mudar completamente seus hábitos para inserir formas naturais de elevar a qualidade de vida como os óleos essenciais, é necessário apenas encaixar o uso deles nas atividades que você já realiza diariamente.

Confira a seguir sugestões simples de óleos essenciais para inserir no seu dia a dia e em que momentos fazer o uso deles.

Rotina com Óleos Essenciais pela Manhã 

Pela manhã, uma rotina com óleos essenciais pode te ajudar desde a ter energia e disposição para o dia quanto intensificar os seus cuidados pessoais, como nos exemplos a seguir. 

 

Ao acordar

Inspire os óleos essenciais de Hortelã-pimenta, Tangerina ou Olíbano para começar o dia bem, com alegria e disposição, pronto para enfrentar qualquer coisa com bom humor e sabedoria. 

Coloque em um difusor ultrassônico os óleos essenciais de Limão, Limão Siciliano, Alecrim ou Petitgrain para levar a todo o ambiente sentimentos alegres e energizantes. 



Ao escovar os dentes

Pingue na escova já com pasta de dente os óleos essenciais de Laranja Selvagem, Mirra, Cravo ou Melaleuca para cuidar da sua saúde de forma natural e intensificar a limpeza dos dentes. 

Faça bochecho com os óleos essenciais de Melaleuca e Hortelã-pimenta na água e fique com um hálito mentolado e refrescante.

 

Ao tomar banho 

Pingue no chão do box os óleos essenciais de Alecrim, Eucalipto e Hortelã-pimenta, eles vão fortalecer e liberar seu aparelho respiratório, te dar mais energia e disposição e aliviar tensões. 

Misture ao shampoo os óleos essenciais de Laranja Selvagem, Melaleuca e Hortelã-pimenta para limpar e fortalecer seus fios.  

Misture ao condicionador os óleos essenciais de Lavanda e Gerânio para deixar seu cabelo macio e com brilho. 

 

Ao Lavar o rosto 

Faça uma espuma de limpeza com os óleos essenciais de Melaleuca, Laranja Selvagem, Copaíba, Lavanda, Olíbano ou Mirra para manter a hidratação do seu rosto e livrá-lo de todas as possíveis impurezas que podem levar a excesso de oleosidade e cravos e espinhas.

 

Após o Café da Manhã 

É pela manhã que a sua rotina com óleos essenciais precisa garantir os cuidados básicos com o seu corpo, por isso após o café da manhã eu recomendo a ingestão dos óleos que vão servir como suporte ao seu organismo.

 

Ingestão com água

Faça a ingestão de uma a duas gotas de cada óleo essencial em um copo d’água dos óleos de Limão Siciliano, Gengibre, Toranja e Tangerina para fortalecer seu sistema digestivo. 


Ingestão em cápsulas

Faça a ingestão de uma a duas gotas de cada óleo essencial em uma cápsula vegetal com os óleos de Olíbano, Copaíba, Lavanda e Gerânio para dar suporte ao sistema nervoso e cardiovascular e promover equilíbrio hormonal.

 

Para fortalecer sua imunidade 

Use os óleos essenciais de Olíbano, Copaíba, Canela, Capim-limão, Cravo, Orégano ou Alecrim. 

Nesse caso pode ser feita tanta a ingestão, como o uso tópico por meio de massagens com os óleos essenciais diluídos em óleo vegetal e o uso aromático com um difusor ou inspirando os óleos. 

 

Confira também:

 

Mantendo a Rotina com Óleos Essenciais Durante o Dia 

rotina com óleos essenciais

Durante o resto da manhã e à tarde, sua rotina com óleos essenciais deve ser ditada pela necessidade. A seguir estão alguns exemplos de situações em que os óleos essenciais podem ser usados.

 

Para diminuir a fome 

Faça a ingestão dos óleos essenciais de Hortelã-pimenta e Toranja meia hora antes das refeições

 

Para melhorar a digestão 

Faça a ingestão dos óleos essenciais de Hortelã-pimenta e Capim-limão após cada refeição 

 

Para elevar o espírito

Inspire o óleo essencial de Olíbano

 

Para ter mais energia 

Inspire os óleos essenciais de Hortelã-pimenta e Petitgrain

 

Para a saúde respiratória 

Coloque no difusor os óleos essenciais de Alecrim, Eucalipto, Lavanda, Hortelã-pimenta ou Copaíba

 

Para ter foco durante os estudos

Coloque no difusor os óleos essenciais de Limão Siciliano, Alecrim, Olíbano e Lavanda 

 

Para aliviar cansaço e tensão muscular 

Faça uma massagem com os óleos essenciais de Hortelã-pimenta, Alecrim, Wintergreen ou Capim-limão bastante diluídos em um óleo vegetal nas regiões que mais acumulam tensões 

 

Para saúde dos pés e unhas

Use o óleo essencial de Melaleuca topicamente nas unhas 

Daiane Freitas

Daiane Freitas é especialista em óleos essenciais. Ela é a criadora do Método Rotina Ciclos, fundadora da Academia Óleos Essenciais.

Deixe um comentário

contato@daianefreitas.com