Skip to main content

No artigo a seguir você descobrirá as principais propriedades e formas de uso do óleo essencial de Cedro.

oleo essencial de cedro

Árvore de Cedro Vermelho

 

O óleo essencial de Cedro, ou Cedarwood, é extraído da planta de nome Juniperus virginiana, conhecida como cedro vermelho. 

O óleo essencial é extraído da madeira de Cedro por meio da destilação a vapor. E este é um óleo com muita história. 

Segundo a doTERRA, o óleo essencial de cedro do líbano foi um dos primeiros óleos a serem extraídos da natureza. 

A árvore de cedro era considerada pelo povo sumério como a Árvore da Vida, ele era considerado uma madeira sagrada. 

Estava presente também nos rituais de embalsamento dos egípcios e nos navios construídos pelos fenícios e assírios.

O óleo essencial de Cedro pode ser usado topicamente e aromaticamente, mas não possui indicação de ingesta. Possui um aroma quente e amadeirado.

É um óleo de inúmeros benefícios, tanto físicos quanto emocionais. É o que se chama de um óleo essencial aterrador. Também é conhecido como o óleo da sabedoria.

Combina bem com os óleos essenciais de Bergamota, Casca de Canela, Limão Siciliano, Patchouli, Sândalo Havaiano, Tomilho e Vetiver. 

 

Principais Benefícios do Óleo Essencial de Cedro

Entre os principais benefícios do uso do óleo de Cedro, estão:

  • Promove noites de sono mais tranquilas e restauradoras 
  • Melhora o aspecto da pele, impede o aparecimento de espinhas
  • Suaviza manchas na pele e o excesso de oleosidade
  • Ameniza o aparecimento de estrias, celulite e varizes 
  • Atua como desodorante natural e loção pós barba 
  • Funciona como repelente de insetos

 

Propriedades Emocionais do Óleo Essencial de Cedro 

Já entre as propriedades emocionais do uso do óleo de Cedro, estão: 

  • A capacidade de estabilizar e acalmar a mente 
  • Ser relaxante e aliviar sentimentos de estresse e ansiedade 
  • Acalmar emoções fortes como a raiva 
  • Proporcionar sabedoria e melhora a concentração 
  • Aumentar a confiança e a vitalidade

 

Confira também:

 

Formas de Uso do Óleo Essencial de Cedro

O óleo de Cedro pode ser usado topicamente e aromaticamente. É um óleo essencial que não possui indicação de ingesta.

 

óleo essencial de cedro

Uso Aromático

O uso aromático é a forma mais simples de se usar um óleo essencial, também é através dele que os efeitos emocionais dos óleos essenciais são obtidos. 

Para fazer o uso aromático, é possível inspirar o óleo essencial diretamente do frasco ou de suas mãos, colocá-lo em difusores pessoais ou em um difusor ultrassônico com água.

 

Uso Tópico

O uso tópico de óleos essenciais é aquele em que os óleos são usados diretamente na pele, sejam puros ou diluídos em óleo vegetal. 

O óleo de Cedro não é um dos óleos que só pode ser usado se diluído. Porém, a diluição irá aumentar a absorção do óleo pela pele, sendo assim indicada.

 

Sugestões de Uso do Óleo Essencial de Cedro

 

óleo essencial de cedro

Algumas situações em que o Cedro pode ser utilizado são: 

  • Por ser um óleo que promove equilíbrio emocional, o óleo de Cedro é excelente para difundir no final de um longo dia quando quiser criar um ambiente relaxante. A quantidade de gotas usadas depende do tamanho de seu difusor. 
  • Para melhorar a rotina de exercícios, o Cedro pode fornecer um impulso extra antes de um treino. Antes do exercício, massageie uma a duas gotas no peito para manter a vitalidade durante todo treino.
  • A fim de obter as qualidades purificadoras do óleo de Cedro, adicione de uma a duas gotas do óleo ao seu tônico facial ou hidratante facial. Isso conferirá a eles propriedades clareadoras também.
  • As propriedades de limpeza do Cedro também podem ajudar a melhorar a aparência das imperfeições da pele. Quando notar algo de diferente na pele, aplique diretamente uma gota de óleo de Cedro na área afetada para melhorar imediatamente sua aparência.
  • Ao trabalhar no jardim, considere usar o óleo de Cedro para ajudar a manter os insetos à distância. Você também pode criar seu próprio repelente de insetos de óleos essenciais usando óleo de coco fracionado e óleo de cedro (basta aplicar ao corpo antes de sair).
  • O óleo de Cedro é conhecido por promover relaxamento, e pode ser usado em vários casos para acalmar a mente. Por exemplo, quando seu filho acorda assustado após um pesadelo, aplique Cedro na sola de seus pés para ajudar a promover um sono tranquilo.
  • Quando estiver experimentando o sentimento de angústia sem saber o porquê, inspire o aroma do óleo de Cedro para se acalmar.
  • Difunda o óleo de Cedro em sua casa, escritório ou espaço de trabalho para  promover sentimentos de confiança e autoestima.

 

Óleo Essencial de Cedro para Dormir – Depoimento 

Na Comunidade de alunas do meu curso Rotina Ciclos, nós trocamos experiências e depoimentos. Um dia, uma aluna pediu ajuda porque não estava dormindo bem e logo outra aluna veio ao resgate comentando que o Cedro combinado com outros óleos foi a melhor mistura que testou em sua casa para dormir.

Aluna 1: Não tenho problemas em iniciar o sono ao deitar. Adormeço rapidamente. O problema é manter o sono! Tentei Lavanda, mas a impressão que tive é que fiquei mais “alerta”!

Aluna 2: Testa Vetiver, Cedro e Patchouli, coloca duas gotas de cada um no difusor. Aqui em casa foi a melhor mistura que testei.

 

 

 

Daiane Freitas

Daiane Freitas é especialista em óleos essenciais. Ela é a criadora do Método Rotina Ciclos, fundadora da Academia Óleos Essenciais.

Deixe um comentário

contato@daianefreitas.com