Skip to main content

O óleo essencial de Olíbano, famoso rei dos óleos essenciais, merece esse título por seus vários benefícios e usos.

olíbano

O óleo essencial de Olíbano é destilado da resina de árvores africanas e asiáticas do gênero Boswellia. Dessas mesmas árvores são feitos incensos, inclusive o incenso que, tradicionalmente, foi presenteado a Jesus pelos Reis Magos.

Ele também é conhecido como frankincense. Frankincense vem do francês antigo, em que franc significa liberdade, pureza e abundância e incensum significa incenso de defumação. Por isso, é um óleo essencial nobre e muito querido.

Os principais componentes químicos presentes neste óleo essencial são o alfa pineno, o limoneno e o beta cariofileno. Cada uma dessas substâncias é responsável por diferentes benefícios do olíbano.

O óleo essencial de Olíbano é capaz de beneficiar principalmente os sistemas circulatório, digestivo, nervoso, imunológico, respiratório e também a nossa pele.

Benefícios do óleo essencial de Olíbano

  • Afasta sentimentos de tristeza e desânimo;
  • Pode reduzir a aparência de manchas na pele;
  • Melhora a digestão e circulação;
  • Auxilia na manutenção da saúde e limpeza bucal;
  • Possui efeito relaxante e ajuda no sono;

Além disso, o óleo essencial de olíbano ajuda a expressar sentimentos e ideias e a promover conexão e contato com o espiritual e o divino. Isso se conecta ao seu uso histórico no Novo Testamento, em que os povos babilônicos e assírios o usavam em cerimônias religiosas, assim como os antigos egípcios.

Uma vez que gera essa conexão espiritual, do ponto de vista psicológico, também é capaz de aquietar a mente e possibilitar a libertação de vínculos com o passado. Ele é excelente para usar antes da prática da meditação e em momentos de sofrimento e luto. Também para que diminua e ajude a lidar com sentimentos de exaustão e fadiga mental.

Além disso, é um óleo essencial imunoestimulante. Ou seja, capaz de fortalecer a mente e o corpo.

Confira também:

Como usar o óleo essencial de Olíbano

óleo essencial de olíbano

São muitas as possibilidades de uso deste óleo essencial, cada uma com diferentes benefícios, algumas sugestões são:

Uso aromático:

O uso aromático deste óleo essencial é capaz de atingir o sistema das emoções;. E, assim, promover sentimentos de paz, relaxamento, ânimo e bem-estar, ao mesmo tempo em que afasta os sentimentos de tristeza, desânimo e esgotamento.

É possível inspirar o óleo diretamente do frasco ou pingando nas mãos e inspirando. Essa forma de uso também pode ser feita com a ajuda de acessórios, como difusor ultrassônico e colares ou pulseiras difusoras, por exemplo.

Uso tópico: 

O óleo essencial de olíbano pode ser usado puro, diretamente na pele. Entretanto, é interessante fazer a diluição dele em óleo vegetal para aumentar sua absorção na pele.

Para utilizar olíbano topicamente:

  • Passe diretamente na pele para amenizar manchas
  • Pingue na cabeça para se livrar do desânimo e apatia
  • Faça massagem nos pés para uma noite de sono tranquila
Daiane Freitas

Daiane Freitas é especialista em óleos essenciais. Ela é a criadora do Método Rotina Ciclos, fundadora da Academia Óleos Essenciais.

Deixe um comentário

contato@daianefreitas.com