Skip to main content

Neste artigo você conhecerá quais são os três melhores óleos essenciais para quem está começando, para que podem ser usados e como usá-los. 

óleos essenciais para quem está começando

Os três melhores óleos essenciais para quem está começando: Limão Siciliano, Hortelã-pimenta e Lavanda

Para quem está iniciando no mundo dos óleos essenciais, ou na aromaterapia (uso dos óleos essenciais para fins terapêuticos), pode ser difícil se decidir por quais óleos começar. 

Afinal, apenas da marca com que trabalho, são mais de sessenta óleos essenciais comercializados individualmente no momento. 

Some a isso todos os mixes, combinações de óleos essenciais, variações do mesmo óleo e outros produtos disponíveis, é normal que seja um desafio escolher por onde iniciar. 

Entretanto, há três óleos essenciais para quem está começando que são líderes de venda, extremamente populares entre quem já usa e ainda formam o kit de apresentação da doTERRA. 

 

kit apresentação doterra

Kit Apresentação doTERRA com os três óleos essenciais para quem está começando

Esses óleos são o Lavanda, o Hortelã-pimenta e o Limão Siciliano. 

Óleos essenciais para quem está começando mesmo, com inúmeras possibilidades de uso, instruções simples e aromas apaixonantes. 

 

Óleo Essencial de Lavanda

óleo essencial de lavanda

O Lavanda costuma ser o primeiro óleo que a maioria das pessoas usa. Por isso faz parte dos óleos essenciais para quem está começando. 

Em uma publicação no meu perfil do Instagram eu perguntei aos meus seguidores se se lembravam do primeiro óleo essencial que usaram. 

Das mais de 100 respostas que recebi, mais de 50 eram dizendo que o Lavanda havia sido seu primeiro óleo essencial. 

Portanto, o Lavanda é, comprovadamente, um dos principais óleos essenciais para quem está começando. 

 

Propriedades do Óleo Essencial de Lavanda

O que faz o Lavanda ser tão conhecido são suas propriedades calmantes e relaxantes, capazes de auxiliar no sono e no controle de sentimentos causados pelo estresse. 

Mas ele é um óleo essencial muito versátil. Costumo dizer que, na dúvida, use lavanda.

Algumas de suas propriedades são: 

  • Acalma e alivia sentimentos de estresse e ansiedade
  • Promove relaxamento quando usado no fim do dia 
  • Na culinária, suaviza sabores cítricos 
  • Alivia irritações e desconfortos na pele 
  • Ameniza o aparecimento de manchas 
  • Auxilia no processo de cicatrização 
  • Mantém a pele e o couro cabeludo limpos e saudáveis

 

Como Usar o Óleo Essencial de Lavanda

Talvez o que faça o óleo de Lavanda ser tão popular entre os óleos essenciais para quem está começando é sua facilidade de uso. 

É um óleo essencial que pode ser usado topicamente, aromaticamente e por ingestão. Lembrando que indico a ingestão apenas de óleos essenciais doTERRA. 

 

Uso Tópico do Lavanda

Topicamente, ele não precisa sequer ser diluído antes de ser usado diretamente na pele. Entretanto, fazer a diluição em óleo vegetal irá trazer uma série de vantagens, como: 

  • Aumentar a absorção do óleo pela pele 
  • Facilitar o processo de espalhar o óleo em massagens 
  • Trazer os benefícios do óleo vegetal usado também 

É possível fazer o uso tópico do Lavanda através de massagens relaxantes, escalda pés ou aplicação direta.  

A aplicação direta pode ser para hidratar, limpar, amenizar manchas, acelerar a cicatrização e também aliviar irritações.

 

Uso Aromático do Lavanda

O uso aromático é a forma mais simples de se usar um óleo essencial. Basta abrir o frasco e inspirar. 

Além disso, é possível colocar o óleo essencial em um difusor ultrassônico e espalhar seu aroma pelo ambiente. O que também pode ser feito por meio de um spray de ambientes. 

Outra forma de uso aromático é ter o óleo sempre contigo em um difusor pessoal, que pode ser um colar ou pulseira difusora. 

O uso aromático é o mais indicado para efeitos emocionais e psicológicos, sendo perfeito para momentos de tensão ou para a hora de dormir.

 

Ingestão do Lavanda

A ingestão do Lavanda não é minha forma favorita de uso, já que o gosto dele se assemelha a beber um perfume. 

Entretanto, pode ser uma forma muito eficaz de se acalmar. Em situações muito estressantes, recomendo fazer o uso sublingual. 

Basta pingar uma gotinha embaixo da língua e aguardar o efeito relaxante dela se espalhar pelo seu corpo. 

Algumas pessoas o usam na culinária, para fazer receitas doces ou amenizar sabores ácidos. Vai da criatividade e do gosto de cada um.

 

Depoimentos com Lavanda

Aqui estão dois depoimentos na Comunidade Ciclos, o espaço de interação e aprendizado em que minhas alunas compartilham suas experiências e dúvidas, com esse que é destaque entre os óleos essenciais para quem está começando, o Lavanda: 

 

Bruxinhas, quero compartilhar uma coisa maravilhosa, pelo menos pra mim….tem mais ou menos um mês e pouco que comecei a usar a embalagem de rímel com óleo de rícino e 2 gotas de lavanda… Meninas, estava com os olhos hiper secos, agora meus olhos estão super hidratados…. Como não amar estas dádivas de Deus?  Óleos essenciais é vida!
Aluna Rotina Ciclos 

Há algum tempo estou em busca de autoconhecimento, entender um pouco mais sobre mim, descobrir a minha essência e nesse caminho me deparei com os óleos essenciais. De cara já me apaixonei, o Lavanda foi minha primeira experiência, comecei usar no difusor à noite e melhorou muito minha qualidade de sono. Aos poucos fui me inserindo mais nesse mundo dos óleos essenciais e agora quero entender mais profundamente sobre esse universo tão amplo, poder divulgar e ajudar outras pessoas a conhecer e se beneficiar com o uso dos óleos essenciais.
Aluna Rotina Ciclos 

 

Saiba mais sobre o óleo essencial de Lavanda clicando aqui.

 

Óleo Essencial de Limão Siciliano

Óleo essencial de Limão Siciliano

O óleo de Limão Siciliano é um dos mais vendidos, e com razão. É um dos óleos com maior variedade de usos e com um aroma maravilhoso. 

Está entre os óleos essenciais para quem está começando porque é capaz de trazer benefícios internos, aromáticos e tópicos. 

Apesar de ser um óleo fotossensível, ou seja, possuir uma limitação no uso tópico, sua versatilidade faz com que ele se destaque. 

 

Propriedades do Óleo Essencial de Limão Siciliano

As propriedades mais conhecidas do óleo essencial de Limão Siciliano são suas propriedades purificantes.   

Entre elas estão: 

  • Purifica o ar e as energias do ambiente 
  • Promove desintoxicação e limpeza interna
  • Apoia o sistema respiratório 
  • Auxilia o sistema digestivo 
  • Fortalece a imunidade 
  • Excelente para a limpeza de superfícies

 

Como Usar o Óleo Essencial de Limão Siciliano

O óleo essencial de Limão Siciliano pode ser usado da mesma forma que o de Lavanda, possuindo apenas uma restrição para o uso tópico. 

Além disso, fazer a ingestão do óleo de Limão é muito mais agradável que do Lavanda. 

 

Uso Tópico do Limão Siciliano

O uso tópico do óleo de Limão deve ser feito com cautela. Isso porque, mesmo estando entre os óleos essenciais para quem está começando, é um óleo fotossensível. 

Isso quer dizer que ele não pode ser usado topicamente em locais que serão expostos ao sol porque pode manchar a pele. 

O que não significa que o uso tópico não pode ser feito, apenas que deve ser feito pela noite ou em locais que serão preservados da luz pelas roupas. 

A fotossensibilidade não será um problema se o óleo de Limão Siciliano for usado para limpeza de pele, já que será lavado em seguida.

 

Uso Aromático do Limão Siciliano

O uso aromático do óleo de Limão é excelente para purificar ambientes e trazer efeitos emocionais. 

Assim como outros óleos essenciais cítricos, ele possui propriedades edificantes, que elevam o humor e afastam energias negativas. 

Também é capaz de promover foco e auxiliar na respiração, sendo o óleo ideal para deixar no difusor da sua casa durante o dia.

 

Ingestão do Limão Siciliano

A ingestão do óleo de Limão é capaz de trazer inúmeros benefícios, desde desintoxicação e limpeza interna até a melhora da digestão. 

Além disso, é um excelente óleo para ser usado na culinária. Pode acrescentar sabor e tempero a diversos pratos e bebidas. 

Ingerir pelo menos uma gota do óleo essencial de Limão por dia, seja na água ou em uma cápsula vegetal, irá melhorar sua imunidade e fortalecer a saúde de diversos sistemas do seu organismo.

 

Depoimento com Limão Siciliano  

Um dos motivos do Limão estar entre os óleos essenciais para quem está começando é sua capacidade de fortalecer a imunidade, como mostra este depoimento deixado no meu perfil do Instagram: 

 

Tomava óleo de limão siciliano na água, por ser gostoso, sempre ficávamos doentes junto com os filhos. Veio a gripe neles e eu saí ilesa, e assim por diante! Nunca mais fiquei sem meus óleos essenciais.
Seguidora no Instagram

 

Saiba mais sobre o óleo essencial de Limão Siciliano clicando aqui.

 

Óleo Essencial de Hortelã-pimenta

óleo essencial de hortelã-pimenta

Outro dos óleos essenciais para quem está começando é o meu queridinho, o óleo de Hortelã-pimenta, ou Peppermint. 

Esse é um óleo essencial que faz parte do meu dia a dia. Ou melhor, meu dia só começa mesmo depois que eu faço seu uso aromático. 

O que é algo que se repete entre várias das minhas alunas e entre vários usuários dos óleos essenciais. 

Isso porque o hortelã-pimenta é muito famoso por ser um óleo que traz energia e motivação. 

 

Propriedades do Óleo Essencial de Hortelã-pimenta

A fama do hortelã-pimenta (e meu amor por ele) como um dos óleos essenciais para quem está começando se deve principalmente a essa energia que ele traz. 

Mas, além dessa propriedade, ele possui muitas outras: 

  • Fornece disposição antes de atividades físicas
  • Alivia tensões musculares 
  • Permite uma sensação de respiração livre 
  • Auxilia o sistema digestivo 
  • Melhora as sensações íntimas e a libido 
  • Promove foco e concentração 

 

Como Usar o Óleo Essencial de Hortelã-pimenta

Como os outros óleos essenciais para quem está começando já citados, o óleo de Hortelã-pimenta pode ser usado topicamente, aromaticamente e por ingestão. 

Assim como o Lavanda, não possui restrições de uso. 

Porém, por se tratar de um óleo mentolado, seu uso pode causar ardor, exigindo cuidado na diluição e nos locais a ser usado.  

 

Uso Tópico do Hortelã-pimenta

O uso tópico do hortelã-pimenta, assim como dos outros óleos essenciais para quem está começando, pode se beneficiar muito da diluição. 

Ele pode ser usado para massagens em áreas tensionadas e também para estimular a circulação antes da prática de exercícios físicos.

Seu uso pode ser feito topicamente também no couro cabeludo, ajudando a limpar e controlar a oleosidade dos cabelos. 

Outra forma que ficou muito famosa entre minhas seguidoras e alunas de usar o óleo essencial de hortelã-pimenta é usando para a libido. 

Ele pode ser usado muito bem diluído para aumentar a sensibilidade durante as relações, tanto nas regiões íntimas femininas como masculinas. 

Para aprender a usar um dos destaques dos óleos essenciais para quem está começando para aumentar a libido, clique aqui.

 

Uso Aromático do Hortelã-pimenta

O uso aromático do hortelã-pimenta é ideal para receber suas propriedades de motivação. 

Por isso eu indico inspirar este óleo todos os dias pela manhã, para ter motivação e energia durante todo o dia para alcançar seus objetivos. 

Outro grande benefício do uso aromático deste óleo é na respiração. Inspirar o hortelã-pimenta irá fortalecer o sistema respiratório e liberar suas vias aéreas. 

Coloque ele no difusor e tenha benefícios respiratórios, motivacionais, de foco e concentração também.

 

Ingestão do Hortelã-pimenta

A ingestão do hortelã-pimenta terá principal efeito no sistema digestivo e na sua saúde bucal, sendo um excelente óleo para ingerir após as refeições. 

Além disso, ele pode ser usado em diversas receitas e bebidas para trazer o frescor da hortelã a elas e uma dose de energia a você. 

Só é necessário tomar cuidado com a quantidade ingerida para não provocar uma sensação de ardor extremo. 

 

 

Depoimentos com Hortelã-pimenta

Dentre os óleos essenciais para quem está começando, o Hortelã-pimenta talvez seja o que tenho mais depoimentos, justamente por ser um óleo associado a mim por minhas alunas. 

Aqui estão alguns deles, retirados de uma publicação no Instagram em que contam o que aprenderam comigo e levam para a vida: 

 

Inalar peppermint, engolir peppermint, peppermint é vida❤️mais entre outros são ótimos pena eu estar desempregada pq meu estoque tá baixando rsrs
Seguidora do Instagram

Cheguei em 2021 e já aprendi tanta coisa com você. Aprendi todos os dias, mas a dose diária de peppermint é pra vida! 😍
Seguidora do Instagram

Eu aprendo todos os dias. Já cheirou seu peppermint hoje? Todos os dias. Gratidão Day
Seguidora do Instagram

Já cheirou o teu peppermint hoje? Já deu água pras frô? E o principal, “FAZ O MELHOR QUE TU PODE COM AS FERRAMENTAS QUE TU TENS!” Para mim essa é a grande lição, para muito além dos Óleos Essenciais, lição para a vida. Bj bruxinha 😘🌹❤️
Seguidora do Instagram

 

Quer saber mais sugestões de uso destes óleos essenciais para quem está começando, conhecer mais experiências das minhas alunas e compartilhar as suas? Faça você também parte do Rotina Ciclos, clicando aqui. 

 

Daiane Freitas

Daiane Freitas é especialista em óleos essenciais. Ela é a criadora do Método Rotina Ciclos, fundadora da Academia Óleos Essenciais.

Deixe um comentário

contato@daianefreitas.com