Em 2020, o consumo de produtos voltados aos cuidados com a pele registraram crescimento de 161,7% nas vendas durante os dez primeiros meses de 2020, em comparação com o mesmo período de 2019, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec).
A tendência que se veio com o início da pandemia tende a se intensificar agora que muitos estados estão liberando o uso das máscaras faciais e a preocupação com a aparência da pele se evidencia.
Para quem busca uma solução natural e simples para cuidar da pele, os óleos essenciais são uma excelente alternativa. Eles são capazes de devolver o brilho e a hidratação à sua pele, além de melhorarem a textura e prevenirem o envelhecimento precoce.
Óleos essenciais para a pele
Alguns dos óleos essenciais que podem ser inseridos na sua rotina de cuidados com a pele são:
Óleo essencial de Lavanda

O óleo essencial de Lavanda é um dos mais conhecidos e mais usados. Suas propriedades calmantes também são de grande benefício para a pele, especialmente para cicatrizes e manchas. Por isso, é um dos mais usados óleos essenciais para a pele.
É capaz não apenas de melhorar o aspecto geral da pele, como aliviar a ardência em queimaduras e machucados. Pode ser colocada em um banho de banheira, para promover seus benefícios tópicos e de relaxamento
Óleo essencial de Olíbano

O óleo essencial de Olíbano é maravilhoso para peles mais maduras, com marcas de expressão, que necessitam de vitalidade e luminosidade. É o óleo essencial ideal para prevenir o envelhecimento precoce. Também é excelente para o controle da oleosidade.
Assim como o óleo essencial de lavanda, é um óleo essencial calmante. Essa propriedade também faz com que seja um dos óleos essenciais para a pele que podem amenizar cicatrizes e acalmar a pele após queimaduras.
Confira também:
- Óleo essencial de Lavanda: Benefícios e Usos
- Óleo essencial de Olíbano: Benefícios e Usos
- 5 óleos essenciais com benefícios para as mulheres
Óleo essencial de Melaleuca

O óleo essencial de Melaleuca, ou Tea Tree, é muito famoso por seus efeitos de limpeza na pele. Especialmente se há a presença de espinhas, seu uso é muito eficiente. Aposte no seu uso para cicatrização também.
O óleo essencial de Melaleuca é ideal para ser usado na pele após depilação ou barbear, seu efeito refrescante alivia qualquer possível irritação. O uso contínuo deste óleo essencial deixará sua pele sempre saudável. O mesmo efeito pode ser alcançado para suas unhas.
Óleo essencial de Patchouli

O óleo essencial de Patchouli deixa sua pele macia e radiante. Ele hidrata e protege, sendo ótimo para tratar a pele com espinhas também. Assim como o óleo essencial de Olíbano, é capaz de prevenir o envelhecimento precoce e a flacidez.
O óleo essencial de Patchouli é ideal para ser usado em peles secas e também pode atuar como um excelente repelente de insetos. Seu aroma, ao contrário de outros óleos essenciais que podem ser repelentes, não é desagradável, sendo muito utilizado em perfumes.
Como usar os óleos essenciais para a pele?
Para obter os benefícios dos óleos essenciais para a pele, é preciso inseri-los em uma rotina diária de cuidados, aqui estão algumas sugestões de uso:
- Misturar o óleo essencial no hidratante, tônico ou gel de limpeza de uso diário.
- Diluir o óleo essencial em um óleo vegetal de sua preferência e aplicar topicamente. (Recomenda-se o uso do óleo de coco fracionado, que não obstrui os poros e não deixa aspecto oleoso)
- Adicionar o óleo essencial a uma máscara de argila, potencializando sua ação.
- Fazer compressas com os óleos essenciais em um dia de spa relaxante.
2 Comments