Skip to main content

Se você está começando agora a usar óleos essenciais, ou pretende começar, conheça esses seis óleos essenciais para iniciantes na aromaterapia.

São óleos coringas que todos deveriam ter em casa por seus inúmeros benefícios.

1. Óleo essencial de Olíbano

óleo essencial de olíbano

O óleo essencial de Olíbano é extraído da resina aromática de uma árvore. É muito presente na perfumaria e fabricação de incensos. É conhecido como o rei dos óleos essenciais.

Isso porque é um óleo nobre, muito presente na história bíblica. Também possui diversas possibilidades de uso e inúmeros benefícios.

Entre eles, está a capacidade de te ajudar a lidar com sentimentos difíceis, manter a calma e ter uma boa noite de sono. Para isso, utilize o óleo aromaticamente.

De forma tópica, ele é capaz de deixar sua pele saudável e luminosa.

Além disso, pode ser usado durante o aquecimento, antes de praticar uma atividade física, para massagear os músculos e preparar o corpo para o movimento.

Se interessou por óleos essenciais para iniciantes?

Confira também:

2. Óleo essencial de Lavanda

óleo essencial de lavanda

Você provavelmente já viu uma série de cosméticos e produtos de limpeza com o aroma da lavanda, não é?

A lavanda tem um aroma muito fácil de agradar a todos e possui propriedades fantásticas. Por isso é um dos primeiros óleos essenciais para iniciantes.

O óleo essencial de Lavanda vai te ajudar a se acalmar e a focar em determinadas situações. Isso porque ele atua onde houver mais necessidade e promove equilíbrio emocional.

Para conseguir expressar melhor suas ideias e sentimentos e para uma excelente noite de sono, use aromaticamente.

Ele também é muito benefício para a pele e cabelo. Seu uso pode ser feito diretamente em ferimentos, queimaduras e picadas de insetos, por exemplo, para acalmar a pele e acelerar a recuperação.

3. Óleo essencial de Limão Siciliano

Óleo essencial de Limão Siciliano

O óleo essencial de Limão Siciliano vai ter ajudar a elevar o espírito, limpar a mente, se concentrar, combater a celulite, deixar sua pele linda e saudável e ter mais energia e disposição.

Ele possui um aroma maravilhoso e propriedades incríveis. Além disso, possui diferentes formas de uso:

Aromaticamente, coloque no difusor, inspire direto das mãos ou use em sprays para limpeza de ambientes, por exemplo. Pode também auxiliar na limpeza da casa.

Topicamente, pode ser usado puro ou diluído em óleo de coco para massagens e drenagens linfáticas e em banhos de imersão.

Porém, o óleo essencial de limão siciliano é fotossensível, não deve ser usado topicamente em locais que serão expostos ao sol, porque pode causar manchas na pele.

4. Óleo essencial de Melaleuca

óleo essencial de melaleuca

O óleo essencial de Melaleuca, ou Tea Tree, é muito famoso por seus inúmeros benefícios para a pele, unhas e cabelo. Use topicamente para esses fins e até mesmo misturado a cosméticos como shampoos, cremes e bases de unha. Ele tem esses efeitos porque é um óleo purificante.

Emocionalmente, ele revigora a mente, o corpo e o espírito, inspira confiança e dissipa sentimentos de desânimo.

Ademais, fortalece as energias e livra os ambientes de climas ruins e pesados. Ajuda pessoas que se deixam influenciar por outras pessoas em suas decisões.

Outro uso bastante comum do óleo essencial de Melaleuca é o uso aromático para desobstruir as vias aéreas e fortalecer o sistema respiratório. Combina bem com outros óleos essenciais para iniciantes desta lista, como a Lavanda, por exemplo.

5. Óleo essencial de Orégano

óleo essencial de orégano

O orégano é bastante presente na vida do povo brasileiro como condimento culinário. Entretanto, o que muitos não sabem é como o óleo essencial de orégano pode ser benéfico para a nossa saúde física e emocional.

É um óleo muito concentrado, só use topicamente quando diluído. É capaz de despertar sentimentos de humildade e desapego. Na culinária, ele pode ser usado como tempero em molhos.

Além disso, um de seus principais usos é no fortalecimento da imunidade, sendo um poderoso aliado para fortalecer as defesas do corpo contra ameaças externas.

Também atua no sistema respiratório, promovendo a sensação de vias aéreas livres.

6. Óleo essencial de Hortelã-Pimenta

óleo essencial de hortelã-pimenta

A Hortelã-pimenta é uma planta híbrida de menta-aquática e de hortelã-verde. Seu principal destaque em relação aos outros tipos de hortelã é a alta concentração de mentol, que confere a ele sua refrescância.

O óleo essencial de Hortelã-pimenta, ou Peppermint, limpa as vias aéreas, fortalece seu sistema respiratório e repele insetos naturalmente. Suas possibilidades de uso e aroma refrescante faz com que seja um dos mais indicados óleos essenciais para iniciantes.

Se usado aromaticamente, te ajuda a ter clareza mental, foco, coragem e determinação para conquistar seus objetivos. Ideal para iniciar o dia ou um novo projeto.

Topicamente, alivia a tensão muscular, dá energia e estímulo. Ou seja, perfeito ser usado em uma massagem pré-treino.

Daiane Freitas

Daiane Freitas é especialista em óleos essenciais. Ela é a criadora do Método Rotina Ciclos, fundadora da Academia Óleos Essenciais.

Deixe um comentário

contato@daianefreitas.com