Skip to main content
Existem três principais formas de uso dos óleos essenciais, aprenda neste artigo quando e como usar cada uma delas. Os óleos essenciais são substâncias concentradas extraídas das plantas. Podem proporcionar uma grande melhora na sua qualidade de vida. Já que atuam em diversas áreas do seu organismo, trazendo benefícios para sua saúde física e emocional.

Formas de uso dos óleos essenciais

São três as formas de uso dos óleos essenciais: : o uso aromático, a aplicação tópica e a ingestão. Cada uma delas trará mais resultados em diferentes situações, com diferentes óleos e diferentes propósitos. Porque determinados óleos essenciais não podem ser utilizados de todas as formas. Ou seja, é preciso além de conhecer as formas de uso, conhecer as particularidades de cada óleo essencial.

Uso aromático

O uso aromático possui a ação mais rápida. Isso porque pelas vias respiratórias o óleo essencial leva cerca de 20 segundos para chegar ao seu cérebro. Assim que o aroma atinge o cérebro, já promove estímulos. Essa também é uma das formas de uso dos óleos essenciais mais comum. Como o uso terapêutico de óleos essenciais é chamado de Aromaterapia, uma das Práticas Integrativas e Complementares no SUS, muitos acreditam que essa seja a única possibilidade de uso. Entretanto, para fazer o uso aromático de um óleo essencial, há muitas possibilidades. É possível inspirar o aroma diretamente do frasco, espalhar uma gotinha nas mãos e aí inspirar. Ainda se pode utilizar um difusor, um dispositivo que usa água e os óleos essenciais e libera o aroma em forma de névoa no ambiente. Outros exemplos eficientes do uso aromático são:
  • Pingar uma gotinha do óleo essencial no travesseiro ou no colchão;
  • Passar o óleo na nuca e nos pulsos como perfume;
  • Fazer uma mistura com óleos e álcool de cereais, colocar em um borrifador e usar como spray nos ambientes da casa, nas roupas e roupas de cama.

Aplicação tópica

aplicação tópica de óleos essenciais
A aplicação tópica nada mais é que usar os óleos essenciais na pele. Também pode ser realizada de diferentes formas. Nela, os óleos levam em torno de 2 minutos para chegar à corrente sanguínea. Em 20 minutos, as substâncias do óleo já estarão em todas as suas células e suas propriedades já estarão agindo. Para fazer a aplicação tópica, pode-se aplicar o óleo no local diretamente ou diluído em óleo vegetal. O ideal é aplicar fazendo uma massagem no local. Diluir os óleos essenciais não diminui sua ação, muito pelo contrário. Quando diluídos em um óleo vegetal, os óleos essenciais são absorvidos pela pele mais rapidamente e quase totalmente. Alguns exemplos de óleos vegetais que podem servir para diluição de óleos essenciais são:
  • Óleo de coco;
  • Óleo de jojoba;
  • Óleo de abacate;
  • Óleo de amêndoas;
  • Óleo de rosa mosqueta;
  • Óleo de semente de uva;
  • Entre muitos outros.
Os óleos essenciais também podem ser usados topicamente em banhos de imersão e em compressas quentes ou frias com o óleo essencial aplicado diretamente na toalha ou na água.

Ingestão

ingestão de óleos essenciais
A ingestão de óleos essenciais não é indicada a menos que se tenha certeza de que o modo como os óleos são extraídos, destilados e embalados é segura. Também é preciso ter certeza de que ele passou pelos devidos testes de qualidade. Outro cuidado que se deve ter é em relação a quantidade. Não faça a ingestão de óleos essenciais sem a indicação de um profissional de confiança. Para fazer a ingestão de óleos essenciais, é possível pingar na água, chás e bebidas (sempre utilizando um copo ou jarra de vidro). Além disso, podem ser utilizados na culinária, na preparação de molhos ou no lugar de temperos. Outro uso muito comum para ingestão é o de gotas de óleos dentro das cápsulas vegetais encontradas em farmácias de manipulação. Isso porque alguns óleos possuem um gosto muito forte ou até mesmo desagradável para o paladar.

Agora que aprendeu as principais formas de uso dos óleos essenciais, confira também:

Daiane Freitas

Daiane Freitas é especialista em óleos essenciais. Ela é a criadora do Método Rotina Ciclos, fundadora da Academia Óleos Essenciais.

Deixe um comentário

contato@daianefreitas.com