Skip to main content

Está iniciando e ainda não sabe quais as formas de usar óleos essenciais? Acompanhe o artigo a seguir para ter uma série de sugestões. 

 

Quais as formas de usar óleos essenciais? 

Há diversas formas de usar óleos essenciais, as três principais são: uso aromático, uso tópico e ingestão. 

Alguns óleos essenciais possuem restrições para uso tópico ou ingestão, mas todos podem ser usados aromaticamente.  

Confira a seguir 40 sugestões dessas formas de usar óleos essenciais. 

 

Uso Aromático 

formas de usar óleos essenciais

Uma das principais formas de usar óleos essenciais, o uso aromático consiste em se aproveitar das propriedades terapêuticas dos óleos essenciais por meio de seu aroma.

Algumas possibilidades de uso aromático são: 

  1. Combine seus óleos essenciais favoritos em um difusor para criar uma sinergia única. Use de uma a três gotas de cada óleo essencial. 
  2. Coloque algumas gotas de óleo essencial em uma bola de algodão e a posicione na saída de ar do seu carro 
  3. Misture algumas gotas do seu óleo essencial favorito com água em uma embalagem spray e aplique na sua roupa para manter o aroma o dia todo contigo
  4. Difunda óleos essenciais calmantes como Lavanda, Laranja Selvagem e Salvia Esclareia enquanto prepara as crianças para dormir
  5. Difunda óleos essenciais energizantes e revigorantes próximo à sua mesa de trabalho para manter a produtividade durante a tarde. Experimente Toranja, Limão Siciliano ou Tangerina. 
  6. Mantenha o aroma dos óleos essenciais sempre próximo a você usando um acessório difusor, um colar ou pulseira em que se pode pingar o óleo essencial e ele irá manter o aroma. 
  7. Difunda óleos essenciais energizantes pela manhã para iniciar bem o dia. Use Eucalipto, Laranja Selvagem ou Hortelã pimenta. 
  8. Deixe um difusor próximo a você sempre que for estudar ou se preparar para uma apresentação importante. Use os óleos essenciais de Manjericão, Abeto de Douglas ou Hortelã pimenta. 
  9. Quando estiver esperando companhia, difunda óleos essenciais para criar um ambiente acolhedor e convidativo. Use Lavanda, Bergamota ou Limão Siciliano. 
  10. Use um difusor portátil e leve os óleos essenciais contigo para todos os ambientes, como viagens de carro, hotéis, escritórios ou salas de aula. 

 

Uso Tópico

formas de usar óleos essenciais

O uso tópico é uma das formas de usar óleos essenciais que permite que a ação do óleo seja concentrada na região em que ele é usado. 

O uso tópico costuma ser acompanhado da diluição dos óleos essenciais em óleo vegetal para suavizar sua ação e aumentar sua absorção pela pele. 

Algumas sugestões de uso tópico são: 

  1. Use óleos essenciais para limpar sua pele em uma espuma de limpeza. Use Bergamota, Melaleuca ou Olíbano. 
  2. Aplique óleos essenciais como Eucalipto, Hortelã Pimenta ou doTERRA Breathe topicamente na região do peito para liberar sua respiração. 
  3. Use óleos essenciais topicamente em locais que acumulam tensão durante o dia, como as têmporas, os ombros e nuca. 
  4. Aplique óleos essenciais no abdome e faça uma massagem para melhorar a sua digestão.
  5. Use óleos essenciais topicamente como repelente para afastar insetos em saídas ao ar livre. Alguns óleos que podem ser usados para isso são Tomilho, Capim limão ou Citronela. 
  6. Dilua óleos essenciais com óleo de coco fracionado ou outro óleo vegetal para fazer uma massagem relaxante. 
  7. Aplique óleos essenciais diluídos em óleo vegetal na região do baixo ventre durante seu ciclo menstrual para aliviar desconfortos. Use Lavanda, Copaíba ou doTERRA Clarycalm. 
  8. Em irritações da pele, aplique óleos essenciais como Lavanda ou Melaleuca para alívio. 
  9. Adicione seus óleos essenciais favoritos ao seu hidratante e aplique diariamente. 
  10. Use o óleo essencial de Lavanda diluído em óleo de coco fracionado ou o mix doTERRA Yarrow Pom nos lábios para mantê-los sempre hidratados. 

 

Uso Interno

formas de usar óleos essenciais

A terceira forma de usar óleos essenciais é o uso interno. Só recomendo a ingestão de óleos essenciais da marca doTERRA, que uso e recomendo. 

A doTERRA é totalmente transparente com seu processo de extração dos óleos essenciais e possui diversos certificados de pureza.

Algumas sugestões de uso interno são: 

  1. Adicione óleos essenciais em uma cápsula vegetal e faça a ingestão diária para melhorar a sua digestão. Use doTERRA Zengest, Gengibre, Limão Siciliano ou Hortelã pimenta. 
  2. Adicione os óleos essenciais de Casca de Canela ou Limão Siciliano no seu chá para aliviar qualquer desconforto na garganta. 
  3. Faça a ingestão diária do Mix doTERRA DDR Prime para promover e manter saúde celular. 
  4. Faça a ingestão diária de óleos essenciais como Cardamomo, Canela Cássia, Gengibre ou Manjerona para manutenção da saúde cardiovascular. 
  5. Para fortalecer a imunidade, faça a ingestão de óleos como Manjericão, Canela Cássia, Limão ou o Mix doTERRA OnGuard. 
  6. Pingue o óleo essencial de Lavanda embaixo da língua para auxiliar com a rotina do sono e se acalmar em momentos de grande estresse. 
  7. Faça a ingestão de óleos essenciais cítricos, em água saborizada, para elevar seu humor.
  8. Faça a ingestão de óleos essenciais para promover a função saudável de seus órgãos. Use Zimbro ou o Mix doTERRA Zendocrine. 
  9. Faça a ingestão dos óleos essenciais de Semente de Aipo, Zimbro ou Limão para promover uma desintoxicação no organismo. 
  10. Para promover conforto para seu corpo, os óleos essenciais de Manjericão, Lavanda ou Bergamota podem ser ingeridos.

 

Uso interno na culinária 

formas de usar óleos essenciais

Outra das formas de usar óleos essenciais internamente é fazer a ingestão deles os inserindo na culinária. 

Confira receitas com óleos essenciais que já indicamos clicando aqui. 

Algumas sugestões de usos culinários dos óleos essenciais são: 

  1. Adicione óleos essenciais para saborizar receitas como chocolates quentes, limonadas, smoothies e outras bebidas. Use óleos essenciais cítricos e mentolados. 
  2. Adicione óleos essenciais em marinadas de carnes, use óleos apimentados e herbais. 
  3. Faça a infusão de sabor com óleos essenciais em sobremesas como biscoitos, pães, tortas e muffins. Adicione algumas gotas na massa antes de assar. Use óleos como Lavanda, Casca de Canela ou Manjericão. 
  4. Deixe seus molhos mais saborosos usando óleos como Coentro, Manjericão ou Limão Siciliano. 
  5. Crie seus próprios temperos com óleos essenciais, misturando sal, pimenta e outros temperos secos. 
  6. Você também pode fazer o mesmo misturando óleos essenciais cítricos ou picantes com açúcar para usar em pratos doces.  
  7. Misture óleos essenciais a azeite de oliva ou vinagre de maçã para usar com saladas e carnes. 
  8. Adicione óleos como Alecrim e Manjericão em molhos para massas, como molho pesto ou bolonhesa. 
  9. Ao fazer sopas, use óleos essenciais como tempero para acentuar o sabor. 
  10. Para iniciar o uso de óleos essenciais com as crianças, adicione nos aperitivos no dia a dia, como iogurtes e mingaus. 

As formas de usar óleos essenciais sugeridas neste artigo são recomendadas pela própria marca doTERRA.

Daiane Freitas

Daiane Freitas é especialista em óleos essenciais. Ela é a criadora do Método Rotina Ciclos, fundadora da Academia Óleos Essenciais.

Deixe um comentário

contato@daianefreitas.com