Skip to main content

A queda de cabelo é uma condição que te incomoda? Acompanhe este artigo até o final para aprender a tratá-la de forma natural. 

Queda de cabelo é um problema que incomoda muitas mulheres e homens também e há uma série de situações que podem causá-la. 

Ela pode ser um efeito colateral de alguma condição ou de algum tratamento, como estamos vivenciando agora com muitos casos de queda de cabelo durante a pandemia.

Mas pode também ser resultado de altos níveis de estresse enfrentados no dia a dia ou de uma desregulação hormonal comum no período da menopausa, por exemplo.

Ao falar de queda de cabelo, é muito importante, antes de mais nada, descobrir sua causa.

As soluções que vou apresentar a seguir não irão resolver o que está causando a queda, apenas tratar o cabelo. Por isso, a depender do motivo, a queda deve ser tratada com um médico. 

 

Solução Natural para Queda de Cabelo

Os óleos essenciais são uma solução natural para quem busca tratar a queda de cabelo. Seu uso é simples e sem efeitos colaterais. 

Mas, como dito acima, os óleos essenciais vão atuar no tratamento da queda de cabelo para fortalecer os fios, não necessariamente tratando sua causa.

Então, antes de mais nada, investigue. 

Alguns dos óleos essenciais que ajudam com a queda de cabelo são: 

 

óleo essencial de alecrimÓleo Essencial de Alecrim

 

óleo essencial de hortelã-pimentaÓleo Essencial de Hortelã Pimenta

 

óleo essencial de gerânioÓleo Essencial de Gerânio 

 

óleo essencial de lavandaÓleo Essencial de Lavanda

 

óleo essencial de melaleucaÓleo Essencial de Melaleuca 

 

De maneira especial, os óleos essenciais de Lavanda e Gerânio dão suporte à saúde da mulher, auxiliando no equilíbrio hormonal. 

Se a sua queda de cabelo tiver fundo hormonal, aposte no uso desses dois óleos para controlá-la e até se livrar dela. 

 

Confira também:

 

Como usar óleos essenciais para a queda de cabelo

Para usar os óleos essenciais para queda de cabelo, existem diferentes formas, entre elas: 

  • Usar o óleo essencial puro, diretamente no cabelo, antes do banho; 
  • Usar o óleo essencial diluído em óleo de coco fracionado ou em outro óleo vegetal de sua preferência e massagear o couro cabeludo antes do banho; 
  • Misturar o óleo essencial na própria mão com um pouco de shampoo ou condicionador e aplicar no couro cabeludo e nos fios durante a lavagem; 
  • Colocar o óleo essencial diretamente na embalagem do shampoo ou condicionador; 

Eu não recomendo já colocar na embalagem do shampoo de cara, porque já perdi um shampoo assim, vá testando aos poucos, na mão mesmo, até ver os resultados. 

  • Misture algumas gotas em óleo de babosa e passe no cabelo;
  • Use eles junto com o óleo vegetal de jojoba, que também é excelente para o cabelo. 

 

Óleos essenciais funcionam mesmo para a queda de cabelo?

Se você está em dúvida se os óleos essenciais funcionam mesmo para a queda de cabelo, veja esse depoimento que recebi no meu perfil do instagram: 

Faz tempo que estava com uma queda de cabelo de mataaaar, segui tua receita de colocar hortelã pimenta no shampoo (vidro de 400 ml, coloquei 6 gotas) e simplesmente a minha queda parou… meu cabelo tá mais limpo e mais soltinho, muitooooo mais brilho, to amando!!! Não coloquei alecrim, porque tenho ansiedade e não sei se não vai me agitar mais, mas o peppermint é meu ♥️  maior!!! Gratidão!! 

 

Receita com óleos essenciais para queda de cabelo

E, se quiser uma receita que una mais de um óleo essencial capaz de amenizar a queda de cabelo, essa usa os citados acima e outros. 

Já prepara o caldeirão e adicione em uma embalagem de 100ml:

  • 20 gotas do óleo essencial de Cedro
  • 20 gotas do óleo essencial de Gerânio
  • 20 gotas do óleo essencial de Ylang Ylang
  • 10 gotas do óleo essencial de Lavanda
  • 10 gotas do óleo essencial de Alecrim

Complete com óleo de jojoba e passe todos os dias no cabelo. Sempre 20 minutos antes de lavar os fios, durante uma semana, depois alterne.

Daiane Freitas

Daiane Freitas é especialista em óleos essenciais. Ela é a criadora do Método Rotina Ciclos, fundadora da Academia Óleos Essenciais.

Deixe um comentário

contato@daianefreitas.com