Skip to main content

Já ouviu falar em sinergia de óleos essenciais mas não sabe o que é? Para quem está começando a usar óleos essenciais agora, é comum que alguns termos soem estranhos ou até mesmo complexos. Porém, fazer sinergias de óleos essenciais é algo simples que pode passar a fazer parte do seu cotidiano. 

O que é sinergia

Se buscarmos o significado da palavra sinergia, encontraremos a definição de “ato ou esforço  coletivo”. Ou ainda, “ação conjunta de vários elementos ou de várias partes que pretende obter um resultado melhor ou maior do que a soma das partes”.

O que é uma sinergia de óleos essenciais

sinergia de óleos essenciais

Uma sinergia de óleos essenciais nada mais é do que a união de diferentes óleos essenciais que se complementam para obter determinado resultado. Por exemplo, óleos essenciais combinados para conseguir te proporcionar uma noite de sono tranquila e restauradora. 

As sinergias são combinações poderosas que unem propriedades semelhantes ou não dos óleos essenciais a fim de potencializar a ação de cada um dos óleos presentes ali. 

Como fazer uma sinergia de óleos essenciais

Fazer uma sinergia de óleos essenciais é um processo extremamente simples. Basta misturar os óleos que fazem parte dela antes do uso. É possível ainda fazer essa mistura e deixá-la pronta e reservada em uma embalagem à parte, diluída ou não em óleo vegetal.

Lembrando que para armazenar óleos essenciais é importante utilizar recipientes de vidro. Isso porque os óleos essenciais podem reagir com outros materiais, como o plástico ou metal. 

Se for guardar uma sinergia pronta, mantenha o frasco longe da luz solar e em local com temperatura controlada, para não correr o risco de que os óleos reajam entre si e percam suas propriedades terapêuticas. 

 

Confira também:

 

Como escolher os óleos essenciais para uma sinergia

A definição de quais óleos essenciais vão fazer parte de uma sinergia precisa partir do objetivo dela. Para isso, é importante que se conheça um pouco das propriedades que cada óleo essencial possui. 

Entretanto, mais importante ainda é testar quais combinações irão funcionar melhor para determinada situação. Em uma sinergia de óleos calmantes, por exemplo, alguns óleos podem levar a pessoa a um foco extremo. Isso atrapalharia o sono, fazendo com que a sinergia não atinja seu objetivo. 

Portanto, o ideal é começar agrupando por propriedades de acordo com o objetivo e depois testar o funcionamento da sinergia. Já que cada pessoa reage ao uso dos óleos essenciais de diferentes maneiras. 

Quando recorrer a uma sinergia de óleos essenciais 

Usar uma sinergia de óleos essenciais é uma ótima opção quando se quer potencializar a ação de um óleo. Sozinhos, eles possuem propriedades incríveis e podem trazer muitos resultados. Juntos, isso só vai se intensificar. 

Também é o momento para se recorrer a uma sinergia quando se necessita de ações complementares. Por exemplo, antes de iniciar os estudos é interessante usar uma sinergia que combine óleos essenciais que promovem concentração e óleos que dão energia e disposição. 

Sempre que houver a oportunidade é interessante testar a ação em conjunto dos óleos essenciais. Assim, é possível encontrar as melhores combinações para a necessidade do momento. 

Exemplo de sinergia de óleos essenciais para lidar com as tensões cotidianas  

Essa sinergia reúne óleos que promovem tranquilidade e ajudam a lidar com sentimentos de ansiedade. Em uma embalagem de vidro roll-on de 10 ml, misture: 

  • 10 gotas de óleo essencial de Lavanda
  • 10 gotas de óleo essencial de Ylang Ylang
  • 10 gotas de óleo essencial de Olíbano
  • 10 gotas de óleo essencial de Cedro

Complete o restante da embalagem com óleo de coco fracionado ou outro óleo vegetal de sua preferência. Aplique em regiões estratégicas como pescoço, peito e têmporas para aliviar a tensão. 

Daiane Freitas

Daiane Freitas é especialista em óleos essenciais. Ela é a criadora do Método Rotina Ciclos, fundadora da Academia Óleos Essenciais.

Deixe um comentário

contato@daianefreitas.com