Skip to main content

Em busca de óleos essenciais para melhorar a concentração? Eles são soluções naturais que, com seu aroma e propriedades terapêuticas, vão estimular mais foco e concentração. 

Se você estuda para concurso, vestibular ou simplesmente quer alcançar uma concentração maior na hora dos estudos, estes óleos podem ser de grande ajuda. Assim como para crianças em idade escolar que precisam de mais foco para fazer suas tarefas e se comportarem na escola. 

Outro ponto com que estes óleos essenciais podem ajudar é no aumento da fixação do conteúdo estudado e na memória. Não apenas o momento de estudo será mais eficiente, como o nível de aprendizado será maior. 

Óleos essenciais para concentração

Os principais óleos essenciais para melhorar a concentração são: 

óleo essencial de bergamota1. Óleo Essencial de Bergamota

óleo essencial de cedro2. Óleo Essencial de Cedro

óleo essencial de hortelã-verde3. Óleo Essencial de Hortelã-Verde

óleo essencial de hortelã-pimenta4. Óleo Essencial de Hortelã-Pimenta

óleo essencial de vetiver5. Óleo Essencial de Vetiver

óleo essencial de alecrim6. Óleo Essencial de Alecrim

óleo essencial de olíbano7. Óleo Essencial de Olíbano

Óleo essencial de Limão Siciliano8. Óleo Essencial de Limão Siciliano

mix de óleos essenciais thinker9. Mix de Óleos Essenciais Thinker do Kit Kids doTERRA

Composto pelos óleos essenciais de Vetiver, Hortelã-pimenta, Clementina e Alecrim em uma base de Óleo de Coco Fracionado

 

Confira também:

 

Como usar óleos essenciais para melhorar a concentração

Para atingir os objetivos com os óleos essenciais para melhorar a concentração, existem diversas possibilidades de uso. Entre essas possibilidades, estão formas de uso tópico e aromático dos óleos essenciais.

Uso aromático

Todos os óleos citados acima podem ser usados aromaticamente. Para isso, as melhores alternativas são:

  • o uso de um difusor ultrassônico no ambiente em que for se realizar o estudo;
  • o uso de difusores pessoais com os óleos essenciais, como pulseiras ou colares difusores.

Caso não se tenha um difusor ou difusor pessoal, ainda assim é possível fazer o uso aromático das seguintes formas: 

  • Inspirando o óleo essencial diretamente do frasco;
  • Pingando uma gota de óleo essencial nas mãos e aí inspirando;
  • Colocando algumas gotas de óleo essencial em um algodão e colocando em pontos estratégicos da casa ou do ambiente de estudo. 

Uso tópico

Todos os óleos citados acima podem ser utilizados topicamente, mas é importante diluí-los em algum óleo vegetal antes de fazer o uso tópico. A diluição é importante não apenas para suavizar o efeito do óleo diretamente na pele, como também para aumentar a sua absorção.  

Os óleos essenciais de Bergamota e Limão-Siciliano possuem substâncias que os tornam fotossensíveis. Ou seja, quando usados topicamente em locais que serão expostos à luz do sol, é possível que a pele fique manchada. 

Dentre os óleos citados acima, o Mix Thinker do Kit Kids doTERRA já vem em uma embalagem roll-on, diluído e pronto para o uso. Então, basta aplicar em locais estratégicos como nas têmporas, nuca e pulsos. 

Sinergias de óleos essenciais para melhorar a concentração

É possível também fazer sinergias, ou seja, combinações entre os óleos essenciais para melhorar a concentração. Elas podem ser feitas tanto para o uso tópico quanto para o uso aromático. 

Para definir quais as melhores combinações é necessário fazer uma série de testes. Isso porque o resultado pode ser melhor com determinada combinação e o aroma combinado de diferentes óleos pode agradar ou não. Entretanto, o uso singular de cada um deles já trará os benefícios esperados.

Qual o melhor momento para usar óleos essenciais para melhorar a concentração?

O melhor momento para usar os óleos essenciais para melhorar a concentração é alguns minutos antes da hora de estudo, ou antes de ir para a escola, no caso das crianças. O uso aromático pode ser feito durante o período de estudo, com o difusor ligado no mesmo cômodo, por exemplo. 

Vale lembrar que parte muito importante do uso dos óleos essenciais é criar uma rotina com eles, para que seus efeitos sejam intensificados no longo prazo. 

Além disso, uma rotina bem estruturada por si só já é capaz de aumentar o foco e a concentração no momento do estudo, especialmente com as crianças. 

Ter horário definido para cada atividade e certa disciplina com a execução das tarefas pré-definidas já é um grande passo rumo a um momento de estudo mais tranquilo e eficiente. O uso dos óleos essenciais irá potencializar isso. 

Daiane Freitas

Daiane Freitas é especialista em óleos essenciais. Ela é a criadora do Método Rotina Ciclos, fundadora da Academia Óleos Essenciais.

Deixe um comentário

contato@daianefreitas.com