Skip to main content

Está em busca de um óleo essencial para a TPM? Confira no artigo a seguir várias opções de óleos essenciais para aliviar os desconfortos enfrentados nos dias pré menstruação. 

óleo essencial para a tpm

A Tensão Pós Menstrual não é um momento fácil para as mulheres.

Cada uma acaba tendo diferentes sintomas durante a TPM, mas são muitos os desconfortos que a acompanham.

Mesmo com os avanços alcançados na área da saúde, grande parte dos medicamentos sintéticos utilizados para aliviar estes desconfortos causam efeitos colaterais.

Ou ainda, não são suficientes para tornar os dias antes e durante a menstruação mais fáceis. 

Por isso, muitas mulheres têm buscado cada vez mais soluções naturais para lidar com a TPM.

Algumas dessas soluções são: manter uma alimentação equilibrada, evitar o exagero na ingestão de carboidratos e bebidas alcóolicas e praticar exercícios físicos. Como apontam uma série de estudos e recomendações médicas. 

Além dessas possibilidades, há também o uso dos óleos essenciais.

Usar um óleo essencial para a TPM pode aliviar os desconfortos físicos e trazer muitos outros benefícios emocionais e psicológicos.  

Eles são capazes também de promover equilíbrio hormonal, ajudar a controlar o apetite, elevar o humor, acalmar e promover noites de sono tranquilas, aumentar sua autoestima e a sua libido. 

 

Confira também:

Óleos Essenciais para Mulheres: Conheça os 5 Melhores
4 óleos essenciais para a pele e como usá-los
Óleo Essencial de Gerânio: Conheça seus Benefícios

 

Existe o melhor óleo essencial para a TPM?

Assim como não existe um padrão em como a TPM se manifesta em diferentes mulheres, não existe o melhor óleo essencial para a TPM. 

Há, porém, óleos essenciais que podem auxiliar em diferentes momentos da TPM e aliviar diferentes sintomas e sentimentos.

Entre eles estão: 

  • Óleo Essencial de Hortelã-Pimenta
  • Óleo Essencial de Laranja Selvagem
  • Óleo Essencial de Gerânio
  • Óleo Essencial de Ylang Ylang
  • Óleo Essencial de Toranja
  • Óleo Essencial de Lavanda
  • Óleo Essencial de Cedro
  • Óleo Essencial de Bergamota
  • Óleo Essencial de Patchouli
  • Mix de Óleos Essenciais doTERRA Adaptiv 
  • Mix de Óleos Essenciais doTERRA Balance
  • Mix de Óleos Essenciais doTERRA Whisper

mix de óleos essenciais clarycalm

  • Mix de Óleos Essenciais doTERRA ClaryCalm

Dentre esses, se for necessário eleger o óleo essencial para a TPM com mais benefícios de uso, será não um óleo isolado, mas o mix de óleos essenciais doTERRA ClaryCalm. 

Ele foi formulado pensando justamente nas necessidades das mulheres. É formado pelos óleos essenciais de Sálvia Esclareia, Lavanda, Bergamota, Camomila-Romana, Cedro, Ylang Ylang, Gerânio, Erva-Doce, Semente de Cenoura, Palmarosa e Vitex.

Seu uso diário durante todo o mês é capaz de fazer com que a TPM não incomode tanto.    

 

Como usar um óleo essencial para a TPM? 

Para atingir todos os benefícios de um óleo essencial para a TPM, é necessário adicionar o uso dos óleos essenciais na sua rotina diária e utilizá-los em diferentes horários e de diferentes formas, como no exemplo a seguir:

 

Rotina de Óleos Essenciais para Mulheres na TPM 

Para começar o dia: 

Use o óleo essencial de Hortelã-Pimenta e o óleo essencial de Laranja Selvagem no difusor para ter mais energia durante o dia e afastar o mau humor. 

Em uma cápsula, coloque uma gota do óleo essencial de Gerânio e uma gota do óleo essencial de Ylang Ylang, ingira diariamente para promover equilíbrio hormonal. 

Recomendo a ingestão apenas de óleos essenciais da marca doTERRA.  

Antes das refeições: 

Faça a inalação do óleo essencial de Hortelã-Pimenta e óleo essencial de Toranja para controlar suas emoções e não acabar descontando seus sentimentos na comida, ou pior, nos doces.   

Nos momentos de estresse: 

Nos momentos difíceis do dia, faça o uso tópico ou aromático do mix de óleos essenciais Adaptiv e do mix de óleos essenciais Balance, ambos da marca doTERRA, para conseguir lidar melhor com as situações.  

Antes de dormir: 

Coloque o óleo essencial de Lavanda e óleo essencial de Cedro no difusor no início da noite para ter uma noite de sono tranquila e restauradora. 

Quando a autoestima e a confiança perderem a espaço: 

Inspire o óleo essencial de Bergamota e o óleo essencial de Patchouli para elevar seu amor próprio e a maneira como vê a si mesma.  

Se a sua libido estiver baixa: 

Passe o mix de óleos essenciais Whisper, da marca doTERRA, atrás das orelhas e o inspire para que seu aroma ajude a despertar e aumentar sua libido. 

Para evitar que a TPM seja tão difícil: 

Faça o uso diário do mix de óleos essenciais doTERRA ClaryCalm. 

Daiane Freitas

Daiane Freitas é especialista em óleos essenciais. Ela é a criadora do Método Rotina Ciclos, fundadora da Academia Óleos Essenciais.

Deixe um comentário

contato@daianefreitas.com