Skip to main content

Em busca de um óleo essencial para estudar? No artigo a seguir você conhecerá cinco opções e aprenderá a usá-los de forma eficiente.

óleo essencial para estudar

Encontrar foco para os estudos não é uma atividade fácil ultimamente. Estamos cada vez mais mal acostumados com o silêncio e a concentração em apenas uma atividade.

Mas é sim possível acalmar nossa mente e o ambiente em que nos encontramos para alcançar resultados significativos nos estudos e ainda conseguir memorizar o que aprendemos.

Algumas atividades podem proporcionar isso, como se manter hidratado, fazer uma caminhada diariamente, meditar e ter um ambiente totalmente dedicado aos estudos.

Além dessas opções, o uso dos óleos essenciais é uma alternativa natural e simples para estimular o foco e a concentração durante seus estudos. 

 

Como usar um óleo essencial para estudar? 

O uso mais eficiente de um óleo essencial para estudar é pelo modo aromático. Especialmente se for possível espalhar o aroma dos óleos essenciais por todo o ambiente de estudo. Entretanto, o uso tópico também pode ser eficiente.

 

Uso aromático

Para isso, o uso de um difusor de óleos essenciais é o mais recomendado. Caso não seja possível usar um difusor, é possível fazer o uso aromático dos óleos essenciais inspirando-os em seus frascos. 

Outras possibilidades são: 

  • Pingar uma gota do óleo essencial em um algodão e deixá-lo no ambiente. 
  • Usar acessórios pessoais difusores, como colares e pulseiras.

Uso tópico 

Em locais ou situações em que não é possível fazer o uso aromático, o uso tópico também pode trazer as mesmas vantagens. 

Isso porque quando se usa um óleo essencial topicamente, seu aroma atinge seu sistema límbico da mesma forma. 

Para isso, dilua o óleo essencial em um óleo vegetal de sua preferência e passe em regiões estratégicas, como os pulsos, têmporas e a nuca. 

 

Confira também:

Começar a usar Óleos Essenciais: 5 Passos para Iniciantes
Óleo Essencial de Alecrim: 5 Benefícios e Formas de Uso
4 óleos essenciais para a pele e como usá-los

 

Qual óleo essencial para estudar escolher?

Aqui estão cinco opções de óleo essencial para estudar. A escolha vai depender de seus objetivos, suas possibilidades e preferência pessoal de aroma. 

 

Óleo Essencial de Manjericão (Basil) 

óleo essencial de manjericao

O óleo essencial de Manjericão, também conhecido como Basil, é capaz de diminuir a inquietação e a ansiedade que acompanham o momento do estudo. 

Se precisa de foco e tranquilidade para fixar bem o conteúdo estudado, ele é o seu óleo essencial para estudar. É um óleo capaz de promover clareza mental

Para usá-lo, é possível aplicar o óleo nas têmporas e na nuca, além de colocar de 3 a 4 gotas em um difusor de óleos essenciais para que seu aroma invada o ambiente.

 

Óleo Essencial de Abeto de Douglas (Douglas Fir)

óleo essencial de abeto de douglas

O óleo essencial de Abeto de Douglas é um excelente óleo essencial para estudar porque promove foco. 

Além disso, ele te ajuda a ter um olhar mais positivo em relação a seu progresso e motivação para um estudo eficiente. 

É um óleo essencial que combina muito bem com óleos essenciais cítricos, justamente por essa característica edificante. 

Opte por usá-lo no difusor em conjunto com os óleos essenciais de Laranja-Selvagem (Wild Orange), Limão-Siciliano (Lemon)  ou Bergamota (Bergamot).  

 

Óleo essencial de Eucalipto

óleo essencial de eucalipto

O óleo essencial de Eucalipto é famoso por seu efeito no aparelho respiratório, deixando a respiração livre e desobstruída, mas ele também é um ótimo óleo essencial para estudar. 

Isso porque ele é capaz de acalmar e deixar sua mente livre de pensamentos e preocupações para que possa se dedicar aos estudos. 

É o óleo essencial ideal para ser usado quando a inquietação e outras preocupações parecem não te deixar em paz.

Ao usá-lo, é possível tanto colocar no difusor como fazer a inspiração diretamente do frasco ou pingando nas mãos e inspirando, isso vai te proporcionar concentração e tranquilidade.  

 

Óleo Essencial de Hortelã-Verde (Spearmint)

 

óleo essencial de hortelã-verde

O óleo essencial de hortelã verde é purificante e edificante, o que o torna ideal para usar quando se busca foco e positividade. 

É um óleo essencial capaz de revigorar sua mente, assim como outro óleo extraído da família das mentas, o hortelã pimenta.  

Ele pode ser usado no difusor em uma sinergia com os óleos citados acima. 

 

Óleo Essencial de Hortelã Pimenta (Peppermint) 

óleo essencial de hortelã-pimenta

O óleo essencial de Hortelã Pimenta é um dos mais queridos entre os óleos essenciais. Não é o mesmo óleo que o de Hortelã Verde.

A Hortelã Pimenta é uma planta híbrida de menta aquática e de hortelã verde, sua diferença é que possui alta concentração de mentol. 

Assim como os óleos essenciais citados acima, o hortelã pimenta é um excelente óleo essencial para estudar porque leva ao foco e concentração.

Entretanto, o hortelã pimenta possui uma vantagem diante dos outros óleos.

Estudos comprovaram sua ação na atividade cognitiva dos participantes, reduzindo a sensação de fadiga mental. Possibilitando, assim, uma janela de estudo maior e mais eficiente. 

Assim como os outros óleos essenciais citados, o óleo de hortelã pimenta pode ser usado no difusor ou inspirado diretamente no frasco.

Também pode ser diluído em um óleo vegetal e ser aplicado nas têmporas e nuca para fornecer energia e ânimo. 

Daiane Freitas

Daiane Freitas é especialista em óleos essenciais. Ela é a criadora do Método Rotina Ciclos, fundadora da Academia Óleos Essenciais.

Deixe um comentário

contato@daianefreitas.com