Em busca de um óleo essencial para estudar? No artigo a seguir você conhecerá cinco opções e aprenderá a usá-los de forma eficiente.
Encontrar foco para os estudos não é uma atividade fácil ultimamente. Estamos cada vez mais mal acostumados com o silêncio e a concentração em apenas uma atividade.
Mas é sim possível acalmar nossa mente e o ambiente em que nos encontramos para alcançar resultados significativos nos estudos e ainda conseguir memorizar o que aprendemos.
Algumas atividades podem proporcionar isso, como se manter hidratado, fazer uma caminhada diariamente, meditar e ter um ambiente totalmente dedicado aos estudos.
Além dessas opções, o uso dos óleos essenciais é uma alternativa natural e simples para estimular o foco e a concentração durante seus estudos.
Como usar um óleo essencial para estudar?
O uso mais eficiente de um óleo essencial para estudar é pelo modo aromático. Especialmente se for possível espalhar o aroma dos óleos essenciais por todo o ambiente de estudo. Entretanto, o uso tópico também pode ser eficiente.
Uso aromático
Para isso, o uso de um difusor de óleos essenciais é o mais recomendado. Caso não seja possível usar um difusor, é possível fazer o uso aromático dos óleos essenciais inspirando-os em seus frascos.
Outras possibilidades são:
- Pingar uma gota do óleo essencial em um algodão e deixá-lo no ambiente.
- Usar acessórios pessoais difusores, como colares e pulseiras.
Uso tópico
Em locais ou situações em que não é possível fazer o uso aromático, o uso tópico também pode trazer as mesmas vantagens.
Isso porque quando se usa um óleo essencial topicamente, seu aroma atinge seu sistema límbico da mesma forma.
Para isso, dilua o óleo essencial em um óleo vegetal de sua preferência e passe em regiões estratégicas, como os pulsos, têmporas e a nuca.
Confira também:
Começar a usar Óleos Essenciais: 5 Passos para Iniciantes
Óleo Essencial de Alecrim: 5 Benefícios e Formas de Uso
4 óleos essenciais para a pele e como usá-los
Qual óleo essencial para estudar escolher?
Aqui estão cinco opções de óleo essencial para estudar. A escolha vai depender de seus objetivos, suas possibilidades e preferência pessoal de aroma.
Óleo Essencial de Manjericão (Basil)
O óleo essencial de Manjericão, também conhecido como Basil, é capaz de diminuir a inquietação e a ansiedade que acompanham o momento do estudo.
Se precisa de foco e tranquilidade para fixar bem o conteúdo estudado, ele é o seu óleo essencial para estudar. É um óleo capaz de promover clareza mental
Para usá-lo, é possível aplicar o óleo nas têmporas e na nuca, além de colocar de 3 a 4 gotas em um difusor de óleos essenciais para que seu aroma invada o ambiente.
Óleo Essencial de Abeto de Douglas (Douglas Fir)
O óleo essencial de Abeto de Douglas é um excelente óleo essencial para estudar porque promove foco.
Além disso, ele te ajuda a ter um olhar mais positivo em relação a seu progresso e motivação para um estudo eficiente.
É um óleo essencial que combina muito bem com óleos essenciais cítricos, justamente por essa característica edificante.
Opte por usá-lo no difusor em conjunto com os óleos essenciais de Laranja-Selvagem (Wild Orange), Limão-Siciliano (Lemon) ou Bergamota (Bergamot).
Óleo essencial de Eucalipto
O óleo essencial de Eucalipto é famoso por seu efeito no aparelho respiratório, deixando a respiração livre e desobstruída, mas ele também é um ótimo óleo essencial para estudar.
Isso porque ele é capaz de acalmar e deixar sua mente livre de pensamentos e preocupações para que possa se dedicar aos estudos.
É o óleo essencial ideal para ser usado quando a inquietação e outras preocupações parecem não te deixar em paz.
Ao usá-lo, é possível tanto colocar no difusor como fazer a inspiração diretamente do frasco ou pingando nas mãos e inspirando, isso vai te proporcionar concentração e tranquilidade.
Óleo Essencial de Hortelã-Verde (Spearmint)
O óleo essencial de hortelã verde é purificante e edificante, o que o torna ideal para usar quando se busca foco e positividade.
É um óleo essencial capaz de revigorar sua mente, assim como outro óleo extraído da família das mentas, o hortelã pimenta.
Ele pode ser usado no difusor em uma sinergia com os óleos citados acima.
Óleo Essencial de Hortelã Pimenta (Peppermint)
O óleo essencial de Hortelã Pimenta é um dos mais queridos entre os óleos essenciais. Não é o mesmo óleo que o de Hortelã Verde.
A Hortelã Pimenta é uma planta híbrida de menta aquática e de hortelã verde, sua diferença é que possui alta concentração de mentol.
Assim como os óleos essenciais citados acima, o hortelã pimenta é um excelente óleo essencial para estudar porque leva ao foco e concentração.
Entretanto, o hortelã pimenta possui uma vantagem diante dos outros óleos.
Estudos comprovaram sua ação na atividade cognitiva dos participantes, reduzindo a sensação de fadiga mental. Possibilitando, assim, uma janela de estudo maior e mais eficiente.
Assim como os outros óleos essenciais citados, o óleo de hortelã pimenta pode ser usado no difusor ou inspirado diretamente no frasco.
Também pode ser diluído em um óleo vegetal e ser aplicado nas têmporas e nuca para fornecer energia e ânimo.