Skip to main content

O óleo essencial de Tangerina (Citrus reticulata) é um óleo de excelentes propriedades, com um aroma doce e levemente picante. A tangerina é um fruto de origem chinesa, utilizado há muito tempo para promover saúde e bem-estar. 

O óleo essencial de Tangerina é extraído a partir da casca da tangerina por meio da prensagem a frio, um método que extrai o óleo essencial de forma mecânica sem utilizar uma fonte de calor.

É um óleo essencial rico em limoneno, substância química capaz de elevar o humor, afastar sentimentos de desânimo e que também é muito indicado para a limpeza, tanto interna, quanto externa.

Benefícios do óleo essencial de Tangerina

óleo essencial de tangerina

Entre os principais benefícios do uso do óleo essencial de Tangerina, estão: 

  • Acalma e ajuda a lidar com momentos de estresse;
  • Melhora o humor e dá energia para um dia produtivo;
  • É excelente para uma limpeza de pele eficiente;
  • Pode ajudar a aumentar o apetite em idosos e crianças; 
  • Auxilia a superar o bloqueio em expressar ideias e falar em público; 
  • Estimula tolerância, paciência e empatia em relação aos outros. 

Confira também:

Como usar o óleo essencial de Tangerina

Para se fazer o uso do óleo essencial de Tangerina, há diversas possibilidades. Sempre que se pensar em benefícios emocionais ou psicológicos, opte pelo uso aromático. Para benefícios de limpeza ou um efeito aromático de maior duração, opte pelo uso tópico. 

Uso Aromático

O uso aromático dos óleos essenciais pode ser feito de diferentes formas. A mais simples de todas é inspirar o óleo diretamente do frasco ou pingá-lo nas mãos e em seguida inspirar. O uso aromático pode ainda ser feito com o auxílio de acessórios.

Alguns exemplos de acessórios para o uso aromático são:

  • O difusor ultrassônico, que utiliza água e dispersa névoa com pequenas partículas de óleo essencial pelo ambiente;
  • O difusor pessoal, que pode ser um colar ou pulseira difusora, deixará o aroma e os benefícios do óleo essencial sempre próximos à você;
  • Um spray de ambientes que misture álcool de cereais e óleos essenciais e pode ser espalhado por toda a casa. 

Uso Tópico

O uso tópico traz consigo suas próprias vantagens combinadas com as vantagens do uso aromático. Isso porque ao passar o óleo essencial na pele, o aroma dele irá invadir o ambiente e trazer seus efeitos aromáticos.

Para fazer o uso tópico, aplique o óleo essencial de tangerina diretamente na pele ou faça a diluição de 1 a 3 gotas em um óleo vegetal, como o óleo de coco fracionado ou outro óleo vegetal de sua preferência. 

Para aproveitar os efeitos do óleo nos cuidados com a pele, misture uma gota ao seu gel de limpeza. É possível ainda fazer sua própria espuma de limpeza combinando o óleo essencial de tangerina com os óleos essenciais de melaleuca e laranja. 

Alguns pontos estratégicos para a aplicação deste óleo essencial são: 

  • No abdome para promover sentimentos de alegria;
  • Na nuca para aliviar os efeitos do estresse; 
  • Nos pés para um efeito relaxante antes de dormir; 

É preciso, entretanto, tomar cuidado com o uso tópico do óleo essencial de tangerina, já que ele é fotossensível.

Fotossensibilidade

óleo essencial de tangerinaO óleo essencial de Tangerina, assim como outros óleos essenciais cítricos, possui a característica da fotossensibilidade. Ou seja, se usado topicamente na pele em que entrará em contato com a luz solar, sua pele poderá sofrer irritação ou até mesmo ficar manchada. 

Portanto, o uso tópico deste óleo essencial só deve ser feito em locais que não serão expostos à luz do sol ou durante a noite. Não é necessário se preocupar com a fotossensibilidade caso o uso seja feito em espumas de limpeza para o rosto. Apenas se certifique de enxaguar bem o rosto. 

Daiane Freitas

Daiane Freitas é especialista em óleos essenciais. Ela é a criadora do Método Rotina Ciclos, fundadora da Academia Óleos Essenciais.

Deixe um comentário

contato@daianefreitas.com