A canela é uma especiaria muito famosa e muito utilizada na culinária e em bebidas. Possui muitas propriedades benéficas para nossa saúde, assim como o óleo essencial de canela também.
A canela já foi considerada, há alguns séculos, uma especiaria mais valiosa que o próprio ouro. No Egito, ela era usada em práticas de embalsamamento e até bruxaria.
Existem aproximadamente 250 variedades de árvores de canela que crescem ao redor do mundo, mas a verdadeira canela, Cinnamomum zeylanicum, é considerada a melhor delas.
A partir dessa variedade, é feito o óleo essencial de canela da doTERRA Cinnamon Bark, ou Casca de Canela.
Entretanto, a Canela que é comumente comercializada e usada como especiaria, é a Canela-cássia, ou Cinnamomum cassia. Da qual é feito o óleo essencial de Canela-cássia.
Ambos os óleos essenciais possuem as propriedades da canela e são ricos em cinamaldeído, substância responsável por grande parte das propriedades terapêuticas da canela.
Entretanto, há algumas diferenças entre esses dois óleos essenciais, que você confere a seguir, junto com seus benefícios e formas de uso.
Óleo Essencial de Casca de Canela
O óleo essencial de Casca de Canela é extraído, como seu próprio nome indica, da casca da árvore tropical da Canela verdadeira, a Cinnamomum zeylanicum.
É um óleo essencial perfumado, saboroso e rico em compostos químicos benéficos. O principal destes compostos é o cinamaldeído, que confere ao óleo essencial propriedades purificantes.
O óleo essencial da Casca de Canela combina bem com os óleos essenciais de Pimenta Preta, Cravo, Gengibre, Gerânio, Cardamomo, Bergamota, Olíbano, Toranja, Lavanda, Limão, Laranja Selvagem, Melaleuca e Ylang Ylang para difusão.
Benefícios do Óleo Essencial de Casca de Canela
Entre os benefícios do uso do óleo essencial de Casca de Canela, estão:
- Ajuda a limpar superfícies domésticas
- Auxilia a manter a imunidade do corpo
- Estimula a função metabólica saudável
- Repele naturalmente insetos
- Enriquece o sabor de bebidas, pães, sobremesas e outros pratos
- Aquece os músculos e articulações durante os períodos de inverno
- Suporta a circulação saudável, a imunidade e a saúde do trato urinário e dos rins.
Como usar o óleo Essencial de Casca de Canela
O óleo essencial de Casca de Canela pode ser usado aromaticamente, topicamente e por ingestão.
Seu uso aromático é excelente para trazer ao ambiente o cheiro característico da canela, doce e picante. Também pode repelir insetos e ser ótimo para aquecer o ambiente em dias frios e em momentos íntimos.
O uso tópico deve ser feito sempre com a diluição do óleo em algum óleo vegetal, como o óleo de coco fracionado. Como é um óleo quente, seu uso puro pode irritar a pele.
Topicamente, o óleo essencial de canela é ótimo para massagens e pode também ser usado para a limpeza de superfícies. Nesse caso, deve ser diluído em álcool de cereais ou vinagre.
Quanto à ingestão, como sempre lembro, só recomendo da marca com que trabalho, a marca doTERRA. Além de ser uma marca muito segura e transparente, ela é liberada para ingestão na modalidade de aroma natural no Brasil.
Por isso, ao adquirir o óleo essencial de Casca de Canela, ele vem classificado como Aroma Natural, já que é comercializado apenas em sua versão de 5ml.
Pode ser ingerido dentro de uma cápsula vegetal, colocado em bebidas ou até mesmo em receitas, substituindo o uso da canela em pó.
Confira também:
- 5 Óleos Essenciais Para Insônia: Durma Melhor de Forma Natural
- Óleo carreador: o que é e como usá-lo com óleos essenciais
- 6 Óleos Essenciais para Iniciantes na Aromaterapia
Quando usar o óleo Essencial de Casca de Canela
O óleo essencial de Casca de Canela pode ser usado em diferentes situações, com diferentes propósitos, como nos exemplos a seguir:
- Use o óleo essencial de canela para fazer uma lavagem bucal. Para esta lavagem bucal noturna eficaz, basta adicionar uma gota de óleo essencial de Casca de Canela a um pouco de água e gargarejar
- Durante os meses de inverno, dilua o óleo essencial da Casca de Canela com Óleo de Coco Fracionado e use durante uma massagem para aquecer os músculos e articulações.
- Como suas propriedades são tão semelhantes à canela moída, o óleo essencial de Casca de Canela faz uma substituição rápida e fácil para este tempero em pó. Em sua próxima receita, incluindo canela moída, troque a canela moída por óleo essencial de Casca de Canela para um sabor delicioso.
- Para ter os benefícios internos do óleo essencial de Casca de Canela, faça a ingestão de 1 ou 2 gotas diárias em uma cápsula vegetal ou em uma bebida.
- Para limpar uma superfície com o óleo essencial de canela, coloque de 2 a 3 gotas em uma embalagem spray com água e vinagre branco. Essa é uma excelente alternativa para produtos de limpeza fortes e tóxicos.
- Quando estiver sentindo algum desconforto na garganta, coloque uma gota de óleo essencial em um chá de sua preferência para acalmar a irritação.
Óleo Essencial de Canela Cássia
O óleo essencial de Canela Cássia é picante, doce e bastante semelhante ao óleo essencial de Casca de Canela.
Assim como o outro óleo essencial de canela, pesquisas experimentais mostraram que ele também oferece suporte à função metabólica e imunológica.
A casca de Canela Cássia é comumente comercializada e usada na culinária para saborear bebidas e sobremesas.
Na verdade, na maioria das vezes em que se acredita estar usando Canela Verdadeira, se trata da Canela Cássia.
Assim como com o óleo essencial de Casca de Canela, o óleo essencial de Canela Cássia é rico em cinamaldeído.
Este produto químico natural é responsável pela produção do aroma quente e picante do óleo de Cássia e também por suas propriedades semelhantes às do óleo de Casca de Canela.
O óleo essencial de Cássia combina bem com os óleos essenciais de Cedro, Cravo, Olíbano, Lavanda, Limão, Laranja Selvagem e Ylang Ylang.
Benefícios do Óleo Essencial de Canela Cássia
Entre os benefícios do uso do óleo essencial de Casca de Canela, estão:
- Fortalece os sistemas circulatório, cardiovascular e imunológico
- Auxilia na digestão e a diminuir o desejo por comida em horários inadequados
- Aquece os músculos e articulações quando massageado na pele
- Encoraja sentimentos de amor e conexão
- Pode substituir o uso da canela em pó em receitas
Benefícios, como já ditos, bastante semelhantes ao do óleo essencial de Casca de Canela.
Como usar o óleo Essencial de Canela Cássia
A forma de uso do óleo essencial de Canela Cássia é exatamente a mesma do óleo essencial de Casca de Canela.
Ele pode ser usado aromaticamente, topicamente e por meio da ingestão. Também deve ser diluído antes de ser usado na pele porque pode causar irritação.
Quando usar o óleo Essencial de Canela Cássia
Alguns exemplos de usos específicos do óleo essencial de Canela Cássia são:
- Para receber os benefícios internos do óleo, faça a ingestão de 1 ou 2 gotas diariamente, seja em uma cápsula vegetal ou em uma bebida.
- Combine de 1 a 2 gotas do óleo essencial de Canela Cássia com o óleo essencial de Limão em um copo de água para auxiliar a digestão ou afastar a vontade de comer fora de horário
- Dilua o óleo essencial de Canela Cássia em óleo vegetal e faça uma massagem para se aquecer em dias frios. Quando aplicado topicamente, o óleo essencial tem a capacidade de acalmar o corpo e elevar os sentidos.
- Para alegrar o dia, misture 2 gotas do óleo essencial de Canela Cássia com 3 gotas do óleo essencial de Laranja Selvagem no difusor ou em um spray de ambientes.
- Use o óleo essencial de canela cássia em receitas como tortas, pães e sobremesas. Como a Cássia é muito próxima da canela, ela pode a substituir em diferentes preparos.
- Em atividades ao ar livre e especialmente durante caminhadas, coloque uma gota de óleo essencial de Canela Cássia em sua água para um delicioso sabor para ajudar a aumentar sua ingestão de água e sua hidratação
Afinal, qual a diferença entre o óleo essencial de Canela e de Cássia?
Na prática, a principal diferença entre o óleo de Casca de Canela e o Canela Cássia é o preço.
Um frasco de 15ml do óleo essencial de Canela Cássia é mais barato que um frasco de 5ml de óleo essencial de Casca de Canela.
Isso acontece porque elas são extraídas de plantas diferentes.
O óleo essencial de Casca de Canela é extraído da planta de nome científico Cinnamomum zelyanicum.
Já o óleo essencial de Canela Cássia é extraído da planta de nome Cinnamomum cassia.
Como a canela verdadeira é mais cara, a cássia moída é a variedade mais popular de tempero de canela em muitas partes do mundo.
Mas, olhando para as substâncias químicas presentes em cada um, responsável por suas propriedades, o composto majoritário é o cinamaldeído, depois acetato de cinamil nos dois óleos.
Então, pensando em propriedades, os dois óleos essenciais são bastante semelhantes, como mostrado acima.
Outra diferença é que o óleo essencial de Canela Cássia possui um aroma mais marcante.
Receita com Óleo Essencial de Canela
Como já falado, a canela é uma especiaria muito utilizada na culinária e o uso do pó de canela pode ser substituído ou intensificado por seu óleo essencial.
Geralmente, o óleo essencial de casca de canela é o mais usado em receitas, mas o óleo essencial de canela cássia pode facilmente substituí-lo.
A seguir, conheça uma receita de bolo de maçã e canela, sugestão da própria doTERRA.
Bolo de Maçã com Óleo Essencial de Canela
Este bolo de maçã e canela é vegano e pode servir como sobremesa ou como um lanche ou café da manhã. É uma alternativa saudável em comparação com bolos industrializados, ricos em açúcar. Combina bem com uma xícara de chá.
Ingredientes
- 1 ½ xícaras de farinha de trigo
- 2 ½ colheres de sopa de fermento em pó
- ¾ xícara de açúcar
- ½ xícara de azeite
- ½ xícara de suco de laranja
- ½ xícara de nozes
- 2 maçãs pequenas raladas
- 1 colher de sopa de canela em pó
- 1 gota de óleo essencial de casca de canela ou de óleo essencial de canela cássia
Instruções
- Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte levemente a forma com azeite.
- Coloque o suco de laranja em uma tigela e reserve.
- Em uma tigela, misture a farinha, a canela em pó e o fermento. Reserve.
- Rale as maçãs. Reserve.
- Em uma tigela grande, adicione açúcar, azeite e o óleo essencial de canela. Misture com uma batedeira de mão ou de mesa.
- Adicione a mistura de farinha e o suco de laranja a uma tigela com açúcar e óleo como alternativa e continue misturando.
- Adicione as maçãs e as nozes e misture-as delicadamente com uma colher até ficarem bem combinadas.
- Despeje a mistura na assadeira e asse por 45 minutos (ou até que um palito possa ser inserido e removido). Sirva a seguir e bom apetite!
Dica: A mistura ficará um pouco seca até que as maçãs sejam adicionadas, não se preocupe. Este bolo é melhor logo que sai do forno, mas permanece bom por até uma semana.