Skip to main content

A canela é uma especiaria muito famosa e muito utilizada na culinária e em bebidas. Possui muitas propriedades benéficas para nossa saúde, assim como o óleo essencial de canela também.

A canela já foi considerada, há alguns séculos, uma especiaria mais valiosa que o próprio ouro. No Egito, ela era usada em práticas de embalsamamento e até bruxaria.

Existem aproximadamente 250 variedades de árvores de canela que crescem ao redor do mundo, mas a verdadeira canela, Cinnamomum zeylanicum, é considerada a melhor delas. 

A partir dessa variedade, é feito o óleo essencial de canela da doTERRA Cinnamon Bark, ou Casca de Canela.  

Entretanto, a Canela que é comumente comercializada e usada como especiaria, é a Canela-cássia, ou Cinnamomum cassia. Da qual é feito o óleo essencial de Canela-cássia.

Ambos os óleos essenciais possuem as propriedades da canela e são ricos em cinamaldeído, substância responsável por grande parte das propriedades terapêuticas da canela. 

Entretanto, há algumas diferenças entre esses dois óleos essenciais, que você confere a seguir, junto com seus benefícios e formas de uso. 

 

Óleo Essencial de Casca de Canela 

óleo essencial de canela

O óleo essencial de Casca de Canela é extraído, como seu próprio nome indica, da casca da árvore tropical da Canela verdadeira, a Cinnamomum zeylanicum. 

É um óleo essencial perfumado, saboroso e rico em compostos químicos benéficos. O principal destes compostos é o cinamaldeído, que confere ao óleo essencial propriedades purificantes.  

O óleo essencial da Casca de Canela combina bem com os óleos essenciais de Pimenta Preta, Cravo, Gengibre, Gerânio, Cardamomo, Bergamota, Olíbano, Toranja, Lavanda, Limão, Laranja Selvagem, Melaleuca e Ylang Ylang para difusão.

 

Benefícios do Óleo Essencial de Casca de Canela 

Entre os benefícios do uso do óleo essencial de Casca de Canela, estão: 

  • Ajuda a limpar superfícies domésticas
  • Auxilia a manter a imunidade do corpo
  • Estimula a função metabólica saudável
  • Repele naturalmente insetos
  • Enriquece o sabor de bebidas, pães, sobremesas e outros pratos
  • Aquece os músculos e articulações durante os períodos de inverno
  • Suporta a circulação saudável, a imunidade e a saúde do trato urinário e dos rins.

 

Como usar o óleo Essencial de Casca de Canela 

O óleo essencial de Casca de Canela pode ser usado aromaticamente, topicamente e por ingestão.

Seu uso aromático é excelente para trazer ao ambiente o cheiro característico da canela, doce e picante. Também pode repelir insetos e ser ótimo para aquecer o ambiente em dias frios e em momentos íntimos. 

O uso tópico deve ser feito sempre com a diluição do óleo em algum óleo vegetal, como o óleo de coco fracionado. Como é um óleo quente, seu uso puro pode irritar a pele. 

Topicamente, o óleo essencial de canela é ótimo para massagens e pode também ser usado para a limpeza de superfícies. Nesse caso, deve ser diluído em álcool de cereais ou vinagre. 

Quanto à ingestão, como sempre lembro, só recomendo da marca com que trabalho, a marca doTERRA. Além de ser uma marca muito segura e transparente, ela é liberada para ingestão na modalidade de aroma natural no Brasil. 

Por isso, ao adquirir o óleo essencial de Casca de Canela, ele vem classificado como Aroma Natural, já que é comercializado apenas em sua versão de 5ml.  

Pode ser ingerido dentro de uma cápsula vegetal, colocado em bebidas ou até mesmo em receitas, substituindo o uso da canela em pó. 

 

Confira também:

 

Quando usar o óleo Essencial de Casca de Canela 

O óleo essencial de Casca de Canela pode ser usado em diferentes situações, com diferentes propósitos, como nos exemplos a seguir: 

  • Use o óleo essencial de canela para fazer uma lavagem bucal. Para esta lavagem bucal noturna eficaz, basta adicionar uma gota de óleo essencial de Casca de Canela a um pouco de água e gargarejar

  • Durante os meses de inverno, dilua o óleo essencial da Casca de Canela com Óleo de Coco Fracionado e use durante uma massagem para aquecer os músculos e articulações.
  • Como suas propriedades são tão semelhantes à canela moída, o óleo essencial de Casca de Canela faz uma substituição rápida e fácil para este tempero em pó. Em sua próxima receita, incluindo canela moída, troque a canela moída por óleo essencial de Casca de Canela para um sabor delicioso.
     
  • Para ter os benefícios internos do óleo essencial de Casca de Canela, faça a ingestão de 1 ou 2 gotas diárias em uma cápsula vegetal ou em uma bebida.
  • Para limpar uma superfície com o óleo essencial de canela, coloque de 2 a 3 gotas em uma embalagem spray com água e vinagre branco. Essa é uma excelente alternativa para produtos de limpeza fortes e tóxicos.
  • Quando estiver sentindo algum desconforto na garganta, coloque uma gota de óleo essencial em um chá de sua preferência para acalmar a irritação.

 

 

Óleo Essencial de Canela Cássia

óleo essencial de canela

O óleo essencial de Canela Cássia é picante, doce e bastante semelhante ao óleo essencial de Casca de Canela. 

Assim como o outro óleo essencial de canela, pesquisas experimentais mostraram que ele também oferece suporte à função metabólica e imunológica. 

A casca de Canela Cássia é comumente comercializada e usada na culinária para saborear bebidas e sobremesas. 

Na verdade, na maioria das vezes em que se acredita estar usando Canela Verdadeira, se trata da Canela Cássia. 

Assim como com o óleo essencial de Casca de Canela, o óleo essencial de Canela Cássia é rico em cinamaldeído. 

Este produto químico natural é responsável pela produção do aroma quente e picante do óleo de Cássia e também por suas propriedades semelhantes às do óleo de Casca de Canela.

O óleo essencial de Cássia combina bem com os óleos essenciais de Cedro, Cravo, Olíbano, Lavanda, Limão, Laranja Selvagem e Ylang Ylang.  

 

Benefícios do Óleo Essencial de Canela Cássia 

Entre os benefícios do uso do óleo essencial de Casca de Canela, estão: 

  • Fortalece os sistemas circulatório, cardiovascular e imunológico
  • Auxilia na digestão e a diminuir o desejo por comida em horários inadequados
  • Aquece os músculos e articulações quando massageado na pele 
  • Encoraja sentimentos de amor e conexão
  • Pode substituir o uso da canela em pó em receitas 

Benefícios, como já ditos, bastante semelhantes ao do óleo essencial de Casca de Canela. 

 

Como usar o óleo Essencial de Canela Cássia

A forma de uso do óleo essencial de Canela Cássia é exatamente a mesma do óleo essencial de Casca de Canela. 

Ele pode ser usado aromaticamente, topicamente e por meio da ingestão. Também deve ser diluído antes de ser usado na pele porque pode causar irritação. 

 

Quando usar o óleo Essencial de Canela Cássia

Alguns exemplos de usos específicos do óleo essencial de Canela Cássia são: 

  • Para receber os benefícios internos do óleo, faça a ingestão de 1 ou 2 gotas diariamente, seja em uma cápsula vegetal ou em uma bebida.
  • Combine de 1 a 2 gotas do óleo essencial de Canela Cássia com o óleo essencial de Limão em um copo de água para auxiliar a digestão ou afastar a vontade de comer fora de horário
  • Dilua o óleo essencial de Canela Cássia em óleo vegetal e faça uma massagem para se aquecer em dias frios. Quando aplicado topicamente, o óleo essencial tem a capacidade de acalmar o corpo e elevar os sentidos.
  • Para alegrar o dia, misture 2 gotas do óleo essencial de Canela Cássia com 3 gotas do óleo essencial de Laranja Selvagem no difusor ou em um spray de ambientes.
     
  • Use o óleo essencial de canela cássia em receitas como tortas, pães e sobremesas. Como a Cássia é muito próxima da canela, ela pode a substituir em diferentes preparos.
  • Em atividades ao ar livre e especialmente durante caminhadas, coloque uma gota de óleo essencial de Canela Cássia em sua água para um delicioso sabor para ajudar a aumentar sua ingestão de água e sua hidratação

 

Afinal, qual a diferença entre o óleo essencial de Canela e de Cássia?

Na prática, a principal diferença entre o óleo de Casca de Canela e o Canela Cássia é o preço.

Um frasco de 15ml do óleo essencial de Canela Cássia é mais barato que um frasco de 5ml de óleo essencial de Casca de Canela. 

Isso acontece porque elas são extraídas de plantas diferentes. 

O óleo essencial de Casca de Canela é extraído da planta de nome científico Cinnamomum zelyanicum.

Já o óleo essencial de Canela Cássia é extraído da planta de nome Cinnamomum cassia. 

Como a canela verdadeira é mais cara, a cássia moída é a variedade mais popular de tempero de canela em muitas partes do mundo. 

Mas, olhando para as substâncias químicas presentes em cada um, responsável por suas propriedades, o composto majoritário é o cinamaldeído, depois acetato de cinamil nos dois óleos. 

Então, pensando em propriedades, os dois óleos essenciais são bastante semelhantes, como mostrado acima. 

Outra diferença é que o óleo essencial de Canela Cássia possui um aroma mais marcante. 

 


Receita com Óleo Essencial de Canela 

Como já falado, a canela é uma especiaria muito utilizada na culinária e o uso do pó de canela pode ser substituído ou intensificado por seu óleo essencial. 

Geralmente, o óleo essencial de casca de canela é o mais usado em receitas, mas o óleo essencial de canela cássia pode facilmente substituí-lo. 

A seguir, conheça uma receita de bolo de maçã e canela, sugestão da própria doTERRA. 

Bolo de Maçã com Óleo Essencial de Canela

bolo com óleo essencial de canela

Este bolo de maçã e canela é vegano e pode servir como sobremesa ou como um lanche ou café da manhã. É uma alternativa saudável em comparação com bolos industrializados, ricos em açúcar. Combina bem com uma xícara de chá.

Ingredientes

  • 1 ½ xícaras de farinha de trigo
  • 2 ½ colheres de sopa de fermento em pó
  • ¾ xícara de açúcar 
  • ½ xícara de azeite
  • ½ xícara de suco de laranja
  • ½ xícara de nozes
  • 2 maçãs pequenas raladas
  • 1 colher de sopa de canela em pó
  • 1 gota de óleo essencial de casca de canela ou de óleo essencial de canela cássia

 

Instruções

  1. Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte levemente a forma com azeite.
  2. Coloque o suco de laranja em uma tigela e reserve.
  3. Em uma tigela, misture a farinha, a canela em pó e o fermento. Reserve.
  4. Rale as maçãs. Reserve.
  5. Em uma tigela grande, adicione açúcar, azeite e o óleo essencial de canela. Misture com uma batedeira de mão ou de mesa.
  6. Adicione a mistura de farinha e o suco de laranja a uma tigela com açúcar e óleo como alternativa e continue misturando.
  7. Adicione as maçãs e as nozes e misture-as delicadamente com uma colher até ficarem bem combinadas.
  8. Despeje a mistura na assadeira e asse por 45 minutos (ou até que um palito possa ser inserido e removido). Sirva a seguir e bom apetite!

 

Dica: A mistura ficará um pouco seca até que as maçãs sejam adicionadas, não se preocupe. Este bolo é melhor logo que sai do forno, mas permanece bom por até uma semana.

Daiane Freitas

Daiane Freitas é especialista em óleos essenciais. Ela é a criadora do Método Rotina Ciclos, fundadora da Academia Óleos Essenciais.

Deixe um comentário

contato@daianefreitas.com