Skip to main content

Está em busca de um óleo essencial para acalmar e te ajudar a lidar com as preocupações do dia a dia? Leia o artigo a seguir até o final e conheça 7 opções e suas formas de uso.

óleo essencial para acalmar

Os níveis de estresse da população têm batido recordes nos últimos anos, especialmente após 2020, o ano em que o mundo começou a enfrentar uma pandemia.

Uma pesquisa apontou que 2020 foi o ano recorde de sentimentos de estresse e tristeza. É provável que você tenha sentido o peso desses sentimentos também, ou até mesmo que eles façam parte do seu dia a dia. 

Quando se fala em sentimentos de estresse, é muito fácil apontar quais situações o estão causando. Não tão simples é a tarefa de encontrar formas de se acalmar e aprender a lidar com esses sentimentos. 

O maior impacto desses sentimentos se percebe na rotina de sono dos brasileiros, especialmente das mulheres. Outra pesquisa apontou que 80% das mulheres brasileiras possuem dificuldade para dormir bem.

Para reverter essa situação, os óleos essenciais são poderosos aliados naturais, extraídos das plantas, que podem não apenas ajudar a lidar melhor com o estresse cotidiano, como a ter uma rotina de sono saudável. 

 

Óleo Essencial Para Acalmar: Escolha o seu 

São vários os óleos essenciais que possuem propriedades calmantes, capazes de melhorar sua resposta a situações estressantes no dia a dia e permitir o descanso no final dele. 

Os óleos essenciais calmantes são úteis para o relaxamento físico e mental. Podem ser usados para reduzir os níveis de estresse, para a prática de meditação e para melhorar a qualidade do sono. 

Aqui estão sete opções de óleos essenciais com propriedades calmantes: 

 

óleo essencial de lavanda
Óleo Essencial de Lavanda

óleo essencial de laranja amarga

Óleo Essencial de Petitgrain 

óleo essencial de sálvia esclareia

Óleo Essencial de Salvia Esclareia

óleo essencial de bergamota

Óleo Essencial de Bergamota

óleo essencial de camomila romana

Óleo Essencial de Camomila Romana

óleo essencial de coentro

Óleo Essencial de Coentro

óleo essencial de manjericao

Óleo Essencial de Manjericão

 

Confira também:

 

Qual O Melhor Óleo Essencial Para Acalmar? 

 

É impossível definir qual é o melhor óleo essencial para acalmar. 

Mas vamos supor que exista o melhor óleo essencial para acalmar e que ele esteja listado aqui. Se você não tiver esse óleo ainda, não tiver condições financeiras para adquiri-lo. 

Ou ainda, não gostar do aroma dele e não se adaptar à sua forma de uso, o melhor óleo essencial para acalmar terá o efeito contrário. 

Por isso, não falamos em um melhor óleo essencial para nada. 

Dentro dos óleos essenciais com propriedades calmantes, que estão listados acima, haverá aquele que se encaixe nas suas possibilidades e que o uso lhe seja agradável. 

Ele será o melhor óleo essencial para te acalmar, e não necessariamente para acalmar outras pessoas.

A situação que está te inquietando é diferente da situação de outras pessoas e sua forma de lidar também. Assim como a forma que cada óleo essencial irá reagir com seu organismo e sua resposta a ele. 

 

Como Usar Um Óleo Essencial Para Acalmar? 

Óleos essenciais podem ser utilizados de três diferentes maneiras: aromaticamente, topicamente e por meio da ingestão. 

 

Uso Aromático 

O uso aromático dos óleos essenciais é a forma de uso mais eficaz de um óleo essencial para acalmar. 

Seja para lidar melhor com situações estressantes no dia a dia ou para melhorar a qualidade do sono. 

Todos os óleos essenciais citados acima podem ser utilizados aromaticamente, algumas opções de uso são: 

  • Inspirar os óleos diretamente do frasco ou pingar uma gota nas mãos e aí inspirar
  • Colocar algumas gotas do óleo essencial em um difusor ultrassônico ou difusor pessoal
  • Fazer um spray de ambiente com óleos essenciais calmantes e borrifar nos quartos e roupas de cama 

O segredo para obter resultados com o uso de óleos calmantes é inseri-los na rotina diária e não apenas nos momentos de grande estresse ou dificuldade para dormir. 

 

Uso Tópico

O uso tópico dos óleos essenciais tem dupla vantagem. 

Isso porque permite que os óleos atinjam o local específico em que estão sendo aplicados e trazem também os benefícios do uso aromático. 

Já que, ao passar um óleo essencial no corpo, o aroma dele irá subir e atingir seu sistema das emoções também. 

Duas possibilidades de uso tópico de um óleo essencial para acalmar são:

  • Diluir o óleo essencial em um óleo vegetal e fazer uma massagem nos pontos de maior tensão no corpo, como ombros e pescoço
  • Fazer um escalda pés relaxante no fim do dia com alguns dos óleos essenciais citados acima

Entre os sete óleos citados, se deve ter cuidado apenas com o óleo essencial de bergamota para o uso tópico, já que ele é fotossensível. Se usado topicamente em local que será exposto ao sol, poderá manchar a pele.  


Ingestão 

Recomendo apenas a ingestão de óleos essenciais doTERRA. Porque é uma marca transparente com seus processos e que possui certificado de segurança e de pureza.

Dito isto, dentre os óleos acima, nenhum possui restrição de ingestão. Isto é, nenhum dos óleos acima é proibido de ser usado por meio da ingesta.

Entretanto, o melhor uso deles será pela via aromática ou tópica.

O óleo essencial de Lavanda pode ser usado via sublingual, com uma gota aplicada embaixo da língua para momentos que necessitam de calma.

Os óleos essenciais de Coentro e Manjericão podem ser usados como temperos em molhos, pratos prontos e até mesmo para aromatizar o azeite de oliva. 

 

Daiane Freitas

Daiane Freitas é especialista em óleos essenciais. Ela é a criadora do Método Rotina Ciclos, fundadora da Academia Óleos Essenciais.

Deixe um comentário

contato@daianefreitas.com