Skip to main content

Um difusor de óleos essenciais é um dispositivo que serve para fazer o uso aromático de óleos essenciais. Sua função é difundir pelo ar partículas dos óleos essenciais, puros ou misturados com água. 

Existem diversos modelos de difusores de óleos essenciais e cada um funciona de uma forma específica. Há difusores que usam fontes de calor, difusores que precisam ser usados com água e outros que usam apenas os óleos essenciais. 

Quais tipos de difusor de óleos essenciais existem 

Alguns dos tipos de difusor de óleos essenciais existentes hoje são: 

1. Difusor elétrico
difusor de óleos essenciais elétrico

O difusor elétrico é bastante simples de usar. Consiste em uma peça de cerâmica que é conectada à tomada, esquenta e faz evaporar o óleo essencial colocado nela. 

Porém, não é a melhor opção para se usar com óleos essenciais. Isso porque, quando aquecidos, as moléculas de óleos essenciais podem sofrer modificações e perderem seu potencial terapêutico. 

2. Difusor a vela

difusor de óleos essenciais a velaO difusor a vela funciona de forma muito semelhante ao difusor elétrico, a diferença está na fonte de calor. Nesse caso, o óleo essencial é colocado na peça de cerâmica e a vela embaixo dela acesa. O calor leva o óleo essencial a evaporar. 

Da mesma forma que o difusor elétrico, não são a melhor opção para usar com óleos essenciais por causa do calor.  

3. Difusor de varetas

difusor de óleos essenciais de varetasO difusor de varetas é uma variedade utilizada principalmente com aromas artificiais, mas também pode ser utilizado com óleos essenciais. 

Consiste em um recipiente com água e óleos essenciais, ou ainda álcool de cereais e óleos essenciais, com varetas imersas no líquido, que auxiliam a dispersar o aroma pelo ar. 

Seu uso não é tão eficiente por não distribuir de forma rápida e a maiores distâncias as partículas do óleo essencial. 

Confira também:

 

4. Difusor com filtro de algodão

difusor de óleos essenciais com filtroO difusor com filtro de algodão pode ser facilmente confundido em sua aparência externa com outro tipo de difusor, o ultrassônico. Porém, o que o diferencia é a presença de um filtro de algodão no interior. 

Em seu interior é colocado água e algumas gotas de óleo essencial. Então, ele espalha pelo ambiente essa combinação em forma de névoa. 

Entretanto, a presença do filtro pode impedir que as moléculas de óleos essenciais chegam difundidas e pode fazer com que o óleo essencial queime. 

Por isso, ele acaba não sendo uma opção muito boa considerando a busca pelas propriedades terapêuticas do óleo essencial e não apenas seu aroma. 

5. Difusor ultrassônico

difusor de óleos essenciais ultrassônicoO difusor ultrassônico, assim como o difusor com filtro, mistura algumas gotas de óleo essencial com água e as espalha em formato de névoa pelo ambiente. 

A diferença é que o difusor ultrassônico faz isso sem aquecimento e sem passar por nenhuma barreira, como o filtro de algodão. Dessa forma, as propriedades terapêuticas do óleo essencial são preservadas. 

6. Difusor nebulizador 

difusor de óleos essenciais nebulizadorO difusor nebulizador é um dispositivo que difunde os óleos essenciais pelo ar sem necessidade de adição de água. Eles também não utilizam aquecimento e conseguem dispersar micropartículas puras dos óleos essenciais pelo ar. 

A desvantagem desse difusor é que seu custo é muito elevado, não sendo acessível ou de fácil aquisição para a maioria das pessoas. 

7. Difusor pessoal

difusor de óleos essenciais pessoalHá ainda a possibilidade de usar difusores de aroma pessoais, que não espalham o aroma do óleo essencial nem suas propriedades pelo ambiente, mas estão sempre próximos a quem os usa, trazendo esses benefícios para as pessoas. 

Alguns exemplos de difusores pessoais são colares e pulseiras com peças de feltro em seu interior. Algumas gotas de óleo essencial são colocadas nessas peças e permanecem com o aroma e propriedades ali durante muito tempo. 

Assim, quem usa o difusor pessoal tem acesso ao óleo essencial no momento em que quiser. 

 

Qual o melhor difusor de óleos essenciais? 

Considerando todas as informações acima, é possível chegar a uma opção de melhor difusor de óleos essenciais: o difusor ultrassônico.

Ele é considerado o melhor difusor de óleos essenciais porque é capaz de manter todas as propriedades deles e, ao mesmo tempo, os dispersar pela maior região com um custo relativamente mais baixo, se comparando com o difusor nebulizador.

 

Daiane Freitas

Daiane Freitas é especialista em óleos essenciais. Ela é a criadora do Método Rotina Ciclos, fundadora da Academia Óleos Essenciais.

Deixe um comentário

contato@daianefreitas.com