Skip to main content

Óleos essenciais para melhorar a respiração são alguns dos mais buscados e também uma queixa que consegue resultados imediatamente com o uso deles. 

Isso porque o uso aromático dos óleos essenciais é o mais simples e atinge rapidamente o sistema respiratório, possibilitando a liberação das vias aéreas através de seus aromas e propriedades terapêuticas.

Além disso, o uso constante dos óleos essenciais é capaz de fortalecer o sistema respiratório e evitar crises.

Óleos essenciais para melhorar a respiração

Os óleos a seguir dão suporte ao sistema respiratório, abrindo as vias aéreas e possibilitando dias e noites mais tranquilas, tanto para adultos quanto para crianças. 

óleo essencial de lavandaÓleo Essencial de Lavanda

O Óleo Essencial de Lavanda é excelente para uso pela noite, porque além de suas propriedades para o sistema respiratório, possui propriedades calmantes.  Se busca uma noite de sono tranquila, sem ronco ou desconforto respiratório, ele é ideal. 

Óleo essencial de Limão SicilianoÓleo Essencial de Limão Siciliano

O Óleo Essencial de Limão Siciliano é capaz de melhorar o ar de todo o ambiente porque possui propriedades purificantes. É ideal para afastar ameaças ao sistema respiratório, como fumaça e poluição. 

óleo essencial de hortelã-pimentaÓleo Essencial de Hortelã-pimenta

O Óleo Essencial de Hortelã-Pimenta é um dos mais utilizados como descongestionante. Seu aroma mentolado libera as vias aéreas imediatamente após a inalação. É o mais sugerido para usar com moderação ao desentupir nariz de bebê. Passe diluido no peito e nas solas dos pés.

óleo essencial de eucaliptoÓleo Essencial de Eucalipto

O Eucalipto está presente em um dos mais famosos produtos sintéticos para alívio respiratório, justamente por sua capacidade de melhorar desconfortos respiratórios.

óleo essencial de alecrimÓleo Essencial de Alecrim

O Óleo Essencial de Alecrim, além de promover alívio respiratório, irá contribuir para um maior foco e concentração durante atividades de estudo e trabalho. É ideal para ser utilizado durante o dia. 

óleo essencial de melaleucaÓleo Essencial de Melaleuca

Assim como o Óleo Essencial de Limão Siciliano, o Óleo Essencial de Melaleuca possui propriedades purificantes, sendo capaz de limpar o ar de todo ambiente e contribuir para uma respiração livre. 

óleo essencial de olíbanoÓleo Essencial de Olíbano

Assim como o Óleo Essencial de Lavanda, o Óleo Essencial de Olíbano é excelente para uso pela noite, porque também possui propriedades calmantes.

Mix de óleos essenciais doTERRA BreatheMix de Óleos Essenciais doTERRA Breathe

Composto pelos óleos essenciais de Folha de Louro, Hortelã-Pimenta, Eucalipto, Tea Tree, Limão-Siciliano, Cardamomo, Canforeira e Ravensara. É a combinação perfeita para o sistema respiratório. 

Confira também:

Começar a usar Óleos Essenciais: 5 Passos para Iniciantes
Óleo Essencial de Alecrim: 5 Benefícios e Formas de Uso
4 óleos essenciais para a pele e como usá-los

Como usar óleos essenciais para melhorar a respiração

Diferente do que se possa imaginar, não é apenas o uso aromático de óleos essenciais que irá beneficiar o sistema respiratório. 

O uso tópico também será de grande ajuda por atingir diretamente os locais em que os óleos são aplicados, além de promover os efeitos aromáticos. 

Algumas opções de uso são: 

Uso aromático

óleos essenciais para melhorar a respiração

  • Fazer uma inalação a vapor na xícara com água quente e algumas gotas de óleos essenciais para melhorar a respiração; 
  • Pingar algumas gotas de óleo essencial no box do banheiro para fazer a inalação a vapor durante o banho; 
  • Colocar de 3 a 4 gotas de óleos essenciais em um difusor ultrassônico; 
  • Pingar algumas gotas do óleo no travesseiro e na roupa de cama para aliviar a respiração durante o sono; 
  • Inspirar o óleo diretamente da sua embalagem ou pingar uma gota nas mãos e inspirar.

É importante que a inalação de óleos de aroma mais fortes, como o óleo essencial de hortelã-pimenta, eucalipto e alecrim não seja feita diretamente do frasco de início para não causar estranhamento.  

Uso tópico

  • Dilua 1 gota de óleo essencial em 3 a 6 gotas de óleo vegetal e aplique na região do peito e garganta;
  • Faça um banho de imersão com diferentes óleos essenciais na banheira. Além dos benefícios da inalação a vapor, terá os benefícios tópicos;
  • Faça massagens no peito e nas costas com os óleos diluídos em óleo vegetal; 
  • Lave as narinas com soro fisiológico e uma gota do óleo essencial de melaleuca.

Para fazer o uso tópico é melhor evitar óleos fotossensíveis, como o óleo de limão siciliano, por exemplo. Isso porque ele pode manchar a pele se entrar em contato com a luz solar.  

Daiane Freitas

Daiane Freitas é especialista em óleos essenciais. Ela é a criadora do Método Rotina Ciclos, fundadora da Academia Óleos Essenciais.

Deixe um comentário

contato@daianefreitas.com