Skip to main content

Já ouviu falar no Óleo de Coco Fracionado mas ainda não sabe seus benefícios e como usá-lo? Acompanhe o artigo a seguir até o final e descubra. 

óleo de coco fracionado

O Óleo de Coco tem ganhado muito destaque nos últimos anos por suas propriedades hidratantes para os cabelos e seu uso na culinária. 

Entretanto, esses são apenas alguns dos usos do Óleo de Coco para elevar a sua qualidade de vida. 

A forma mais comum do Óleo de Coco é a Virgem ou Extra Virgem. Mas falaremos de forma específica do Óleo de Coco Fracionado.  

Eu uso e recomendo a versão fracionada do Óleo de Coco da marca doTERRA. Porque sei que é uma marca comprometida com a qualidade e pureza de seus produtos. 

Ele é extraído do fruto do coqueiro Cocos nucifera e passa por processos extras para se tornar fracionado. 

O Óleo de Coco Fracionado é uma alternativa de óleo vegetal utilizada para diversos fins, entre eles, a diluição de óleos essenciais. 

Para conhecer mais sobre óleos vegetais, clique aqui. 

 

Qual a diferença entre o Óleo de Coco Fracionado e o Óleo de Coco “Normal”?

 

São comercializadas diferentes versões do óleo de coco. E é bastante comum que surjam dúvidas sobre qual a diferença entre elas.

O óleo de coco “normal”, que é a forma mais convencional de ser encontrada até mesmo em mercados, se trata do óleo de coco virgem ou extra virgem. 

Esse óleo de coco é rico em moléculas de gordura. É um óleo que tem sabor e cheiro de coco, além de mudar de estado a depender da temperatura, ficando sólido e pastoso em temperaturas mais frias. 

Já o óleo de coco fracionado, se trata do óleo de coco convencional que passa por novos processos para ser, literalmente, fracionado.

O processo de fracionamento se trata de um processo de separação em que são retiradas moléculas de gordura do óleo. 

Após passar pelo processo de fracionamento, o óleo de coco passa a não ter cheiro nem gosto e permanece no estado líquido mesmo em baixas temperaturas. 

 

Quais os benefícios do Óleo de Coco Fracionado? 

 

Alguns dos principais benefícios do uso do Óleo de Coco em sua versão fracionada, são: 

  • É um óleo com alto poder hidratante;
  • É rapidamente absorvido pela pele;
  • É leve e não possui cheiro; 
  • Não se solidifica em baixas temperaturas;
  • Possui validade extensa em relação aos outros óleos;
  • É ideal para usar em peles sensíveis como bebês.
  • Possui alto teor de absorção na pele e no cabelo;

 

Por que usar o Óleo de Coco Fracionado para Diluir Óleos Essenciais?

óleo de coco fracionado

O Óleo de Coco em sua versão fracionada é ideal para ser usado com óleos essenciais justamente por seus benefícios e propriedades. 

Por ser um óleo incolor e sem cheiro, ele atuará como veículo de diluição e não interferirá nas propriedades e no aroma dos óleos essenciais. 

Para saber mais sobre a diluição de óleos essenciais, clique aqui.

Além disso, por ser um óleo vegetal fracionado, ele não deixa aspecto oleoso na pele e não obstrui os poros. 

É também um óleo vegetal altamente hidratante e rapidamente absorvido, ideal para diluir óleos essenciais para peles secas e sensíveis.  

 

Como usar o Óleo de Coco Fracionado?  

Há inúmeras formas de usar o óleo de coco, com óleos essenciais ou não. 

Por suas propriedades hidratantes, ele pode ser usado diretamente na pele como um óleo corporal.

Algumas sugestões de uso dele são:  

  • Dilua óleos essenciais calmantes como Lavanda, Camomila-Romana ou Petitgrain em Óleo de Coco e faça uma massagem calmante no fim do dia;
  • Misture óleos essenciais com benefícios para a pele como Copaíba, Melaleuca ou Olíbano com óleo de coco e adicione na sua rotina de cuidados com a pele, aplicando diariamente no rosto e no corpo.
  • Dilua qualquer óleo essencial, mas especialmente aqueles de diluição obrigatória, em uma proporção de 3 gotas de óleo de coco para 1 gota de óleo essencial antes de fazer o uso tópico em peles sensíveis.
Daiane Freitas

Daiane Freitas é especialista em óleos essenciais. Ela é a criadora do Método Rotina Ciclos, fundadora da Academia Óleos Essenciais.

Deixe um comentário

contato@daianefreitas.com