Skip to main content

Óleos essenciais são substâncias aromáticas que têm origem nas plantas e possuem muitos benefícios justamente por serem naturais. Confira a seguir como eles podem te ajudar.

O uso de óleos essenciais é uma abordagem natural para promover qualidade de vida e bem-estar.

Apesar de serem utilizados há milhares de anos, perderam lugar para a indústria farmacêutica nas últimas décadas.

São uma alternativa natural e podem trazer inúmeros benefícios em diversas áreas da sua vida.

Existem milhares de substâncias químicas naturais nas plantas, que formam os óleos essenciais. Essas substâncias já estão presentes no nosso dia a dia.

No descascar de uma laranja, no cheiro de uma flor, no uso de um tempero, em um chá que tomamos, estamos experimentando o poder que os aromas dessas substâncias são capazes de evocar em nós.

Nos óleos essenciais, elas estão concentradas e prontas para o uso.

Os óleos essenciais podem ser extraídos da casca, da fruta, das flores ou das folhas da planta e as duas principais formas de extração utilizadas são a prensa a frio e a destilação.

E, além de beneficiar as plantas que as produzem, essas substâncias possuem muitas propriedades que trazem benefícios para nós.

Por que usar estes óleos?

Entre os benefícios do uso e da incorporação dos óleos essenciais na sua rotina, estão:

  • Aumento da qualidade de vida
  • Gortalecimento da imunidade
  • Fim da dependência de medicamentos sintéticos

Eles são capazes de tratar e prevenir desequilíbrios no seu organismo desde a raiz deles. Já os medicamentos sintéticos, muitas vezes, tratam apenas os sintomas.

Os óleos essenciais são capazes de auxiliar na diminuição de dores, na melhora do sono e da disposição durante o dia, na melhora do humor e estado de espírito. Podem trazer benefícios para a sua saúde em geral, física e emocional.

Outro grande destaque para os óleos essenciais são as possibilidades de uso. Eles podem ser utilizados por bebês, crianças, adultos, idosos e animais.

Podem ainda ser utilizados com objetivos terapêuticos, de prevenção e tratamento, na culinária, no lugar de cosméticos e até mesmo na limpeza da casa.

Em 2018, o uso da aromaterapia foi inclusa como Práticas Integrativas e Complementares para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Como usar óleos essenciais

São três as principais formas de uso:

  • tópico
  • aromático
  • ingestão

Cada óleo possui sua forma de uso indicada e, para aqueles que possuem os três usos liberados, a forma vai depender do seu objetivo com a utilização do óleo.

Antes de começar a fazer o uso de óleos essenciais é preciso se atentar para questões como a origem e pureza desse óleo.

Óleos essenciais de Olíbano são extraídos da árvore de Boswelia.

O óleo essencial de Olíbano é extraído da resina da árvore de Boswelia na Somália e Oman.

O solo e a região em que determinada planta foi cultivada vai influenciar muito na qualidade do óleo, assim como a forma de extração, transporte e até mesmo embalagem. Por isso, muitas vezes, investir em óleo essencial de boa qualidade e procedência pode não sair barato.

Ainda que o uso de óleos essenciais possa representar um investimento alto, não chega nem perto do que gastamos com medicamentos, cosméticos e outras substâncias sintéticas a longo prazo e podem trazer resultados imediatos e uma exponencial melhora na sua qualidade de vida.

Se você nunca teve contato com um óleo essencial, vale a pena experimentar.

Daiane Freitas

Daiane Freitas é especialista em óleos essenciais. Ela é a criadora do Método Rotina Ciclos, fundadora da Academia Óleos Essenciais.

Deixe um comentário

contato@daianefreitas.com